CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Evento solene

Formandos do IFF Bom Jesus celebram colação de grau em cerimônias on-line

por Erika Vieira/Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/04/2021 21h16, última modificação 12/04/2021 21h41
Sete cerimônias registraram a conquista de estudantes de todos os Cursos Técnicos Integrados, Concomitantes e do Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Formandos do IFF Bom Jesus celebram colação de grau em cerimônias on-line

Cerimônia do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos contou com a presença do reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo.

A tradicional reunião na quadra poliesportiva para a cerimônia solene de colação de grau dos formandos do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana deu lugar a reuniões de sorrisos e lágrimas captados por câmeras de celulares e computadores neste ano. Também os familiares e amigos acompanharam o momento por telas de dispositivos eletrônicos diversos. Não foi como o sonhado. O plano original precisou ser mudado. Mas teve emoção, gratidão, comemoração e o mesmo sentimento de dever cumprido que representa a conquista dos 220 novos profissionais formados pelo IFF Bom Jesus.

Foram sete cerimônias, realizadas nos dias 06, 07, 08 e 09 de abril, para os formandos dos Cursos Técnicos Integrados em Agropecuária, Alimentos, Informática, Meio Ambiente e Química; Concomitantes em Agropecuária, Informática e Meio Ambiente; e Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Realizados por meio do Google Meet, os eventos foram transmitidos pelo canal do IFF Bom Jesus no Youtube, marcando também a estreia da instituição na plataforma. Todas as cerimônias estão disponíveis na íntegra.

Discursos emocionados estiveram presentes nos sete eventos. Alguns sucintos, mas significativos, como o da aluna do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente Clara Urathesânea Pimentel. Outros detalhados e longos, como o da oradora Kyssila Barbosa de Freitas, que aproveitou cada palavra como quem não queria que acabasse. Houve também aqueles regados a lágrimas, como a despedida da estudante Monique Vieira, do Curso Técnico Integrado em Informática; e aqueles que arrancaram gargalhadas, como o do orador do Curso Técnico Integrado em Química, Joelson Junio de Oliveira Pereira. Teve ainda quem optou por deixar o texto produzido de lado e dar lugar ao que o coração queria dizer no momento, como a Cientista de Alimentos Mariana Silva de Souza.

Discursos de patronesses, patronos, paraninfos, paraninfas, gestores, coordenadores... se faltou a presença física, sobraram palavras de carinho, admiração e anseio por um futuro bem sucedido a todos que deixam o IFF Bom Jesus para darem início à nova etapa que começa. O diretor-geral do campus, Leandro Pereira Costa, demonstrou sua alegria pela realização das formaturas, ainda que em um formato diferente do almejado, devido à pandemia do novo coronavírus. “Essa conquista confirma que apesar das dificuldades do último ano e ainda vividas por todos nós, conseguimos seguir no processo educativo, nos ressignificando a cada ação da comunidade escolar. Essa formatura é, sem dúvida nenhuma, o resultado da dedicação de todos e todas e, principalmente, de vocês, estudantes, que se reinventaram nesse último ano”, afirmou, parabenizando aos concluintes. “O Campus Bom Jesus estará sempre de portas e porteiras abertas para vocês. Voltem!”, incentivou.

Participando da última cerimônia, do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, falou da relevância de uma educação que forma seres humanos empáticos e capacitados para contribuírem para a melhoria da sociedade. “A educação do presente e do futuro é aquela que une tudo o que é trabalhado nos espaços de aprendizagens da escola e que de fato pode se tornar elemento de transformação da vida. A escola pública, esse espaço onde vocês se formaram, vai mostrar que tudo aquilo que vocês desenvolveram dos seus talentos tem que estar agora como elemento de serviço ao outro, para fazer um Brasil melhor”, orientou. Enfatizou também a importância dos Institutos Federais para a interiorização das oportunidades e de uma educação pública, gratuita e de qualidade para os jovens. “Bom Jesus e todos os municípios do entorno são diferentes, têm horizontes mais alargados depois da instalação dessa escola. Continuem fazendo a diferença”, concluiu.

Assista às cerimônias no IFF Tube do Campus Bom Jesus:

Curso Técnico Integrado em Agropecuária

Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente