CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Cursos técnicos

Formandos recebem diploma em emocionante cerimônia de colação de grau

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 28/12/2017 16h00, última modificação 28/12/2017 17h20
Festividades de formatura aconteceram nos dias 20 e 21 de dezembro, no Campus Bom Jesus.
Cerimônia de Colação de Grau

Cerimônia aconteceu na quadra do Campus Bom Jesus. - Foto: Foto: Digiart

Formandos, familiares, amigos e servidores do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus celebraram a conquista dos 183 estudantes que concluíram os cursos técnicos em Agropecuária, Alimentos, Meio Ambiente e Informática, oferecidos nas modalidades integrado e concomitante, e o curso técnico em Química, oferecido na modalidade integrado. Um culto ecumênico abriu as festividades no dia 20 de dezembro e no dia seguinte a quadra do campus foi palco da tão esperada cerimônia de colação de grau.

O evento teve início com a tradicional formação da mesa diretiva, onde se reuniram gestores, professores do campus e autoridades presentes. Conduzida pelo professor Paulo Jorge Rezende, a cerimônia seguiu com o cântico do hino nacional brasileiro, requerimento e concessão de grau, e os discursos de paraninfos e oradores, que trouxeram à memória os melhores momentos dos anos dedicados a cada um dos cursos. Sorrisos, lágrimas, horas de estudo e de atividades nos laboratórios, intervalos com músicas no Hall do Bloco de Ensino e até os plantões na porta da sala dos professores para pedir aquela ajuda na matéria que insiste em não fazer sentido – tudo deu lugar à gratidão e à satisfação de realizar mais um sonho.

“Apesar das dificuldades que enfrentei ao longo dos anos letivos, eu aprendi muito. Valeu a pena todas as noites que passei em claro estudando, ansiosa para uma prova difícil ou para um seminário. É impagável a sensação de missão cumprida”, confessa a formanda Sulamita Guedes, que se prepara para cursar Engenharia Química. Seus pais, Soraia Pires Guedes e Mário Sérgio dos Santos Guedes, destacaram a dedicação da filha e não perderam a oportunidade de homenageá-la: “ainda não é o fim, é apenas o começo de um grande sonho. Estamos muito orgulhosos e gratos a Deus”.

Primeira turma – Pela primeira vez a cerimônia de colação de grau teve a participação do curso técnico integrado em Química, iniciado em 2015. A aluna Isabela Valinho está entre os primeiros profissionais da área formados pelo IFF Bom Jesus. Sua mãe, a servidora do campus Eliane Amelia Valinho, acompanhou de perto o desenvolvimento da filha e do curso. “Percebi que, além de contar com um quadro de excelentes profissionais, nossa instituição oportuniza um amadurecimento, bem como um crescimento do aluno que por aqui passa, contribuindo na formação acadêmica e humana para a vida dos mesmos”, avalia. Isabela concorda: “O IFF realmente mudou minha vida. Sou hoje uma pessoa com senso crítico e olhar diferente sobre a sociedade na qual estamos inseridos. O IFF me trouxe conhecimento que nunca mais será perdido, e trouxe uma enorme família de professores e amigos muito unidos”, acrescenta, destacado sua gratidão aos professores, servidores e colegas, de quem sabe que sentirá saudade.

Homenagens – Não foram apenas os formandos que receberam homenagens. Ex-professores, atuais professores e servidores escolhidos pelos concludentes também representaram seus pares ao receberem o reconhecimento dos estudantes. Maurício Salvador passou dois anos como professor substituto do curso técnico em Informática e foi o escolhido para a ocasião. “A noite foi especial, revi amigos e como foi bom voltar para a escola, esse ambiente mágico e transformador! Percebi que fiz o correto e recebi o maior prêmio da profissão: o carinho dos alunos. Para mim nada é por acaso, e tudo que fiz ao longo da vida, me levou a este momento”, emociona-se. Na ocasião, o aluno Manoel Victor Vieira também recebeu uma honraria: das mãos do professor Rodrigo Lacerda, ele ganhou medalha de bronze pelo desempenho na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada em 2017.

O diretor-geral do Campus Bom Jesus, Carlos Antônio Araújo de Freitas, manifestou sua satisfação em participar de um momento tão especial para o IFFluminense e convidados da noite. “A formatura é uma representatividade daquilo que pudemos desenvolver com eles nesses anos, e da vida que eles agora vão seguir. Isso é muito bonito. Vemos como valeu a pena nosso esforço e perceber a satisfação dos pais para com a escola também é muito bom. Espero que nunca esqueçam de nós e que sejam muito felizes”, desejou.

Confira as fotos na página do IFF Campus Bom Jesus no Facebook.