CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Gestores e comunidade do IFF Bom Jesus falam sobre contingenciamento na Câmara Municipal

Defesa da Educação

A tribuna foi cedida à comunidade acadêmica na noite dessa quinta-feira, dia 23 de maio.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 24/05/2019 12h39, última modificação 27/05/2019 11h56

A tribuna da Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana foi ocupada por gestores e alunos do Instituto Federal Fluminense na noite dessa quinta-feira, dia 23 de maio, para esclarecimentos e sensibilização da comunidade a respeito do contingenciamento dos recursos destinados à Educação, anunciado pelo Governo Federal.

O diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Bom Jesus, Daniel Coelho, falou sobre a importância da instituição para o desenvolvimento regional, apresentando ações e projetos de extensão que atuam junto à comunidade. Também citou índices de desempenho que evidenciam a qualidade da educação oferecida nos Institutos e Universidades Federais. “Se fosse um país, a Rede Federal, sob o ponto de vista das provas realizadas para avaliar a educação, estaria entre os primeiros lugares no mundo”, destacou. “É essa educação, esse tipo de escola, que defendemos; e contamos com a participação de toda a comunidade para que ela continue ali”, concluiu.

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, compareceu à sessão, onde expôs dados e índices relacionados à atuação da Rede Federal em todo o país, em especial à relevância da presença do IFF em todo o noroeste e norte Fluminenses. Explicou o contingenciamento e a dimensão do impacto dos cortes, caso aconteçam. “Que tenhamos o apoio dos senhores para continuar essa escola que transforma a vida das pessoas. E esses jovens transformados vão transformar esse país em um país melhor para todos”, desejou.

Alunos do Campus Bom Jesus também assumiram a palavra, posicionando-se contra o contingenciamento e apresentando demandas aos gestores do município em relação a assuntos como transporte e segurança. "Fazemos educação, ciência e tecnologia. Estamos dispostos a apresentar nossa escola, cada laboratório, cada sala de aula e cada setor onde os alunos entram todos os dias e recebem educação, onde fazemos pesquisa e desenvolvemos tecnologia. Frequentem nossa escola", convidou a estudante Maria Eduarda Lamônica, citando projetos, eventos e ações da instituição.

Assista à transmissão completa AQUI.

Mobilização - Outras ações de mobilização a favor da educação já foram realizadas por alunos e servidores do IFF Bom Jesus. No dia 14 de maio, os gestores do campus se reuniram com os pais e responsáveis de alunos para conversar sobre o assunto. No dia 15, a comunidade acadêmica se uniu às mobilizações em todo o país, realizando uma passeata pela cidade, que terminou em um momento de debates na praça Governador Portela, no centro de Bom Jesus.

Mobilização 15M