CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Curso Técnico

Gincana Ecológica marca comemoração pelo Dia do Meio Ambiente

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/06/2019 11h45, última modificação 13/06/2019 12h57
Pelo quinto ano consecutivo, coordenação de Meio Ambiente propõe atividades recreativas com temática ambiental para celebrar o dia 05 de junho.
Dia Mundial do Meio Ambiente

Atividades aconteceram na quadra poliesportiva, no auditório e no campo.

O Dia do Meio Ambiente, comemorado mundialmente no dia 05 de junho, começou antecipadamente no Campus Bom Jesus neste ano. As turmas do curso técnico concomitante deram início à programação na noite do dia 04, com atividades e gincanas que foram repetidas durante a quarta-feira, dia 05, com os estudantes do curso técnico integrado. “A integração proporcionada pelo evento é interessante e estimula a curiosidade dos primeiros anos, que sempre perguntam o que virá no ano seguinte”, conta o coordenador do curso, Filipe Ambrósio. Ele participa da organização desde o primeiro evento, há cinco anos.

O desafio, segundo o coordenador, é trazer novidades todos os anos. Desta vez, a inovação foi um jogo de futebol entre professores e alunos, do qual o time do segundo ano do técnico integrado saiu vencedor. Outras atividades, já tradicionais, não ficaram fora da programação: caixa surpresa, mímica e quizz com perguntas sobre as matérias estudadas no curso estimularam os sistemas sensoriais e a memória. Essas atividades foram realizadas no auditório. No campo, as tarefas foram práticas. Montagem de filtro de água utilizando garrafa Pet, carvão, pedra, areia e algodão; e plantio de uma muda nativa, envolvendo todos os processos – abertura da cova, busca da planta no viveiro e plantio, seguindo todas as normas técnicas.

Atividades desportivas foram as atrações da tarde na quadra poliesportiva. Arremesso livre e um revezamento diferente chamou a atenção dos estudantes. Para essa tarefa, eles usaram bandeiras confeccionadas pelos grupos, que deveriam identificar a equipe a partir de uma temática ambiental. O desafio era equilibrar uma bola cheia de água no centro da bandeira, entregá-la aos outros membros da equipe, que retornariam ao ponto inicial sem deixá-la cair e no menor tempo possível.

A diversão foi garantida. “Recebemos muitas mensagens com avaliações positivas dos estudantes. São atividades integradoras, que permitem trabalhar diversificação dos conteúdos, passados de forma transdisciplinar. Isso nos estimula a repetir nos próximos anos”, afirma Filipe, antecipando o desejo de manter o evento, que neste ano foi realizado também à noite, pela primeira vez, com os alunos do curso concomitante. Além das brincadeiras, eles fizeram medição de inclinação de terreno, praticando conhecimentos de topografia, e a montagem do filtro de água utilizando garrafa Pet.