CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

8 de março

I Semana da Mulher do IFF Bom Jesus recebe mais de 400 participantes

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 18/03/2019 12h25, última modificação 18/03/2019 12h41
Primeiro evento organizado pelo Grêmio Estudantil propôs debate sobre o Dia Internacional da Mulher.
I Semana da Mulher do IFF Bom Jesus

Espaço do Estudante foi palco da abertura do evento.

Uma semana de música, diálogo, representação, informação e conscientização chegou ao fim na última sexta-feira. O primeiro evento promovido pelo Grêmio Estudantil do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus foi bem recebido por alunos, servidores e convidados externos que transitaram pelas dependências da instituição entre os dias 11 e 15 de março. O auge da programação aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 13, quando as aulas foram substituídas por oficinas, palestras, apresentações musicais, teatro, entre outras atividades.

Queríamos chamar a atenção dos alunos e a forma de fazer isso foi parando a escola”, conta a diretora de Comunicação do Grêmio, Rebeca Fontoura. A motivação para a I Semana da Mulher foi a tradicional abordagem dada ao tema. “Dar uma rosa e um recadinho sobre ser feminina não representa o propósito dessa data, tampouco ajuda na luta pelos direitos femininos. Dessa forma, a I Semana da Mulher veio com o intuito de quebrar essa tradição. O 8 de março foi criado para ser um momento de reflexão, além de uma grande oportunidade de mobilizar pessoas para a conquista de direitos que ficam cada vez mais instáveis com o passar do tempo”, explica.

A abertura do evento aconteceu às 13h, quando Rebeca recepcionou os participantes com um discurso sobre a proposta da comemoração. O diretor de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do IFFluminense, Carlos Márcio Viana Lima, também prestigiou o evento e conversou com os alunos sobre a importância da iniciativa e da atuação do Grêmio Estudantil. "Não percam essa essência", aconselhou. Encerrando o primeiro momento, a coordenadora do Núcleo de Gênero do campus, Sarah Vervloet, apresentou o projeto e explicou sua relação com o evento, sendo seguida pela apresentação musical das alunas Rebeca Fontoura e Gabriella Tebaldi.

As canções “O Bêbado e o Equilibrista”, de Elis Regina, e “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque, embalaram a prévia de um dos momentos mais esperados da tarde. A representação de mulheres históricas foi preparada durante quatro semanas por 15 estudantes. Marielle Franco, Cleópatra, Joana D’arc, Clarice Lispector, Anita Garibaldi, entre outras mulheres que impactaram o mundo em sua geração, marcaram presença no evento e até bateram um papo com quem se interessasse. Para a estudante Aylla Félix, essa interação foi o destaque de sua participação como Anita Garibaldi. Foi uma experiência única, porque era uma biografia que eu ainda não conhecia e me trouxe conhecimento inclusive sobre a história do Brasil. Poder interagir com as pessoas como Anita Garibaldi, não como Aylla, foi uma experiência única. Muitas pessoas disseram sair arrepiados”, lembra. A proposta do Grêmio é que a intervenção ganhe espaço em outros eventos e se torne uma tradição no campus.

Aylla Félix

"Apresentar Anita Garibaldi a outros alunos que também não a conheciam foi incrível", conta Aylla.

O aluno Cristiano Rubens apoia a repetição das ações e sugere, ainda, a inclusão dos pais e responsáveis no evento. “Muitas escolas não valorizam essa data e é a primeira vez que vejo aqui na região uma instituição valorizá-la. Considero isso muito importante”, analisa. Ele participou da palestra sobre o Feminejo e afirma ter ampliado sua percepção sobre o gênero. Além das palestras, a programação ofereceu oficinas, workshops e rodas de conversa sobre política, cinema, ciência, liderança, literatura e feminismo, ministrados principalmente por estudantes da instituição, com participação de servidores e colaboradores externos.

Os demais dias da semana ganharam programação musical especial durante os intervalos, com a reativação do estúdio da rádio estudantil.