CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFF Bom Jesus e Avançado Maricá participam de programa da TV Escola

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 20/03/2019 09h30, última modificação 20/03/2019 10h27
Programa Tecno Pop apresentou 24 campi de Institutos Federais de todo o país.
Estudantes do IFF Bom Jesus

Alunos contaram suas experiências com o IFF. - Foto: Reprodução

Os campi Bom Jesus e Avançado Maricá do Instituto Federal Fluminense foram escolhidos para protagonizar dois dos 12 episódios do TecnoPop, programa criado pela TV Escola em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Governo Federal (Setec) para divulgar os Institutos Federais brasileiros. A Extensão foi um dos aspectos priorizados pelo programa, cuja abordagem traz projetos desenvolvidos em diversas partes do país para beneficiar as comunidades onde estão inseridos.

Em Bom Jesus, a Rede Sabores e Saúde foi apresentada pelo coordenador Eduardo Moreira e por estudantes que atuam no projeto. Estudantes, servidores e agricultores integram a Rede, cuja proposta é promover cooperação entre a comunidade e os pequenos produtores, trazendo valorização ao trabalho dos mesmos enquanto amplia o acesso a produtos agroecológicos da agricultura familiar. “Além de ter a incrível ideia de consumir produtos mais saudáveis, estimular o comércio justo e solidário, propicia aos estudantes um grande campo de ensino, pesquisa e extensão dos conhecimentos já estudados no IFF”, explica a aluna Izabella Azevedo, que já atua há cerca de dois anos no projeto.

Além da Rede e de toda estrutura física do campus, a experiência de Izabella como estudante do IFF ganhou destaque no programa, contada não só por ela, mas também por amigos e familiares. “Isso foi muito necessário para ilustrar a importância dos Institutos Federais, pois esse projeto de escola oferece uma educação de qualidade, emancipadora e abre um leque de oportunidades; e o mais importante: dá aos jovens de cidades pequenas, que se localizam no interior dos estados, a oportunidade de estudar em uma grande escola, com ótimas estruturas, materiais e professores. Foi para mim uma honrar fazer parte desta iniciativa e elucidar como os IFs transformaram a vida de milhares de brasileiros”, analisa, compartilhando sua própria história de transformação.

Izabella chegou ao IFF por meio do curso técnico integrado em Meio Ambiente e destaca as oportunidades encontradas no Instituto. Projetos de Pesquisa e Extensão, Grêmio Estudantil, viagens técnicas, bolsas e auxílios estudantis eram novidades para ela, que agora se envolve frequentemente em atividades desenvolvidas na escola. “Isso me estimulou a continuar estudando e a querer ser também uma educadora, a continuar meus estudos e a trabalhar na construção de um Brasil melhor. O IFF me deu a oportunidade de sonhar, de me conhecer melhor e de trabalhar em ações incríveis”, destaca.

Maricá - O estudante Iam Santos, do curso técnico integrado em Edificações do Campus Maricá, apresentou seu dia a dia no IFFluminense e falou da importância da formação oferecida pela instituição. “Eu vim para o IFF buscando um estudo melhor do que eu poderia ter em outras escolas. A diferença é muito grande; aqui os funcionários nos tratam como adultos, pessoas independentes, e fico muito mais envolvido com a escola”, conta.

O projeto apresentado por Iam e outros estudantes do campus foi o Programa Miniempresa, que visa desenvolver habilidades de empreendedorismo por meio de atividades de administração de uma empresa. Uma delas é a Keep Cable, que desenvolve suportes para cabos, como fones de ouvido. “Esse projeto é uma experiência prática, que utiliza a metodologia do aprender fazendo. Além disso, proporciona aos alunos uma imersão no mundo dos negócios”, explica a professora Elane Carvalho, responsável pelo projeto.

Os episódios do Tecno Pop estão disponíveis no site da TV Escola e você pode assisti-los AQUI (Bom Jesus) e AQUI (Maricá).