CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Extensão

IFF Bom Jesus oferece curso de capacitação a produtores da Aproenf

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 16/05/2018 10h40, última modificação 05/06/2018 12h19
Associados aprenderam sobre produção de mudas de hortaliças.
Curso de Produção de Mudas de Hortaliças

Produtores receberam capacitação no Campus Bom Jesus.

O Campus Bom Jesus ofereceu, na última sexta-feira, dia 11 de maio, um curso de extensão para produtores da Associação de Produtores Orgânicos do Noroeste Fluminense (Aproenf). Os oito participantes aprenderam sobre produção de mudas de hortaliças com os profissionais do IFFluminense José Adilson Gonçalves e Vicente de Oliveira Paula. A capacitação é um módulo oferecido em parceria entre o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) do IFF Campus Itaperuna e o IFF Campus Bom Jesus, parte de um conjunto de módulos de capacitação de agricultores em conversão para uma agricultura de base ecológica.

Os cursos tem como prioridade atuar em três linhas de capacitação: produção, certificação e comercialização, como explica o coordenador do NEA do Campus Itaperuna, Eduardo Cunha. "Fiquei muito feliz em poder coordenar uma iniciativa de trabalho em rede, pois nosso sonho é que no futuro o NEA IFF possa integrar os Campi Bom Jesus, Cambuci e Itaperuna em ações efetivas para com a comunidade produtora orgânica da região Noroeste", afirma. O diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF Bom Jesus, Daniel Coelho, acrescenta que a instituição sempre foi aberta aos produtores rurais e a parceria desenvolvida com a Aproenf tem ampliado essa presença. "Outros cursos de capacitação já foram realizados e esse de produção de mudas permitiu a oferta de mais conhecimento prático, para que os produtores comecem a produzir suas próprias mudas orgânicas e também pensem em produzir sementes orgânicas, que é um mercado promissor", explica, lembrando que a preocupação não é apenas com o ganho e a diferenciação que os orgânicos podem trazer, mas também com os consumidores, que se alimentarão de produtos saudáveis, naturais, isentos de agrotóxicos. 

Com duração de oito horas, o curso proporcionou aos produtores a oportunidade de conhecer as estufas do campus e aprender sobre as técnicas utilizadas na produção de mudas da instituição. “Aprendi muito e já pratiquei durante o fim de semana. Fiquei muito satisfeita”, comenta a produtora Vanessa dos Santos, que participou com o marido, Alessandro dos Santos.

Os produtos oferecidos pel da feira orgânica de Bom Jesus, que acontece às sextas-feiras, das 5h às 10h, na praça da Bíblia, localizada na rua Francisco Borges Sobrinho, Centro.