CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Evento

IFF Bom Jesus recebe lançamento do livro “Não sei se ensinei, mas sei que aprendi”, no dia 24

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 18/10/2019 11h00, última modificação 19/10/2019 09h57
Obra traz ensaios sobre experiências educativas vividas por alunos, professores, mães, filhos e comunidade.
Livro "Não sei se ensinei, mas sei que aprendi"

"O livro surgiu do desejo por uma desconexão com uma escrita estritamente acadêmica que, muitas vezes, mais nos afasta e engessa do que nos achega às nossas experiências em sala de aula", conta Ana Guimarães.

Creio na potência dos relatos das vivências aqui contadas, dentro e fora do espaço escolar, concebendo a educação e a sala de aula, não como uma caixa rodeada por muros, mas sim, como uma imensa tela onde podemos pintar velhas e novas realidades, compreendendo o poder da escrita como uma ferramenta de libertação”. É assim que Izabella Azevedo, ex-aluna do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, apresenta a obra “Não sei se ensinei, mas sei que aprendi”, que será lançada no Hall do Bloco de Ensino da instituição, na próxima quinta-feira, dia 24 de outubro, às 16h.

Organizado pelos professores Ana Guimarães e Leonardo Muniz, do IFF Bom Jesus, e Jacqueline Gomes, da Universidade Federal Fluminense, a obra traz nove capítulos, escritos conjuntamente por alunos e professores, alguns dos quais estarão presentes no lançamento para uma tarde de autógrafos. “Para que saíssemos do lugar comum, de professores e acadêmicos escrevendo artigos e capítulos em uma espécie de jornada solitária, escolhemos caminhar em parceria com nossos alunos, que se tornaram não apenas autores, mas companheiros de 'escrevivências', como aponta a escritora Conceição Evaristo”, conta Ana Guimarães.

“Afeto” é o principal ingrediente dos relatos registrados na obra, cujo objetivo, segundo os organizadores, é mostrar que o fruto do trabalho coletivo é a certeza de que “mais aprendemos do que ensinamos”. O resultado é um livro com narrativas leves e convidativas, que extrapolam os limites da cronologia e se recusa a findar-se em si mesmo.

O evento de lançamento é aberto ao público e gratuito. O livro será vendido na ocasião e está disponível para compra no site da Editora Brasil Multicultural.

Certificado – O lançamento da obra integrará a semana acadêmica da Universidade Federal Fluminense e os inscritos receberão certificado de participação no evento. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever gratuitamente AQUI