CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Extensão

IFF oferecerá curso de beneficiamento de polpa de frutas em São Francisco do Itabapoana

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 10/07/2019 17h11, última modificação 10/07/2019 17h21
Reunião de organização do curso de Formação Inicial e Continuada aconteceu nessa terça-feira, dia 09, no assentamento Dandara Palmares.
Reunião aconteceu nessa terça-feira, 09 de julho

Curso será promovido em parceria do IFFluminense Campus Bom Jesus e o Coletivo Jovem do assentamento.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana oferecerá ainda neste ano mais um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de Alimentos. Desta vez, a comunidade beneficiada será a do assentamento Dandara dos Palmares, em São Francisco do Itabapoana (RJ), onde será ministrado o curso de beneficiamento de polpa de frutas para cerca de 25 pessoas. A capacitação é uma demanda do Coletivo Jovem do assentamento, formado por jovens entre 12 e 22 anos, que recebeu recentemente o maquinário para produção de polpas.

A formação abordará todo o processo de beneficiamento, desde a colheita da matéria-prima, até o estudo de viabilidade econômica do empreendimento. “Esta é mais uma ação do IFF Campus Bom Jesus que vai ao encontro da missão institucional de nossa escola ao atender as demandas dos arranjos produtivos locais a partir do desenvolvimento de projetos de extensão e ensino não dissociados”, analisa o professor Eduardo Moreira.

Segundo o professor, a oferta de cursos FIC será potencializada com o início das atividades do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que será coordenado pelo IFF Bom Jesus para atender a cerca de 240 estudantes de sete assentamentos da região norte e noroeste fluminense. “Estas ações demonstram o compromisso de nossa instituição com a comunidade local, desenvolvendo trabalho e renda a partir de projetos educativos e extensionistas, melhorando substancialmente a qualidade de vida da população deste território”, conclui.

Participaram da reunião os integrantes do Coletivo Jovem e os servidores do IFF Bom Jesus Kátia Kawase, Eduardo Moreira e Wilson Amorim.