CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFF realiza ação de educação ambiental em Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 03/07/2018 11h20, última modificação 03/07/2018 12h45
Evento aconteceu na última quinta-feira, dia 28 de junho, e atendeu a mais de 120 crianças.
Educação Ambiental no Laguinho

Crianças aprenderam meios de preservar o meio ambiente.

O Lago José Neves foi a sala de aula de mais de 120 estudantes do 5º ano do ensino fundamental na última quinta-feira, dia 28 de junho. Seis escolas municipais de Bom Jesus do Itabapoana se reuniram no local para aprender sobre educação ambiental de maneira divertida e didática e os alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus, sob orientação da professora Janaína Ribeiro, atuaram como educadores.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros da cidade iniciou as atividades com uma palestra sobre primeiros socorros e, na sequência, os alunos do IFF ministraram diversas oficinas de artesanato, compostagem, limpeza e reciclagem, produção de mudas e confecção de brinquedos com material reciclado e de placas de orientação e conscientização. A estudante Bricya Ribeiro, da Escola Municipal Anacleto José Borges, ajudou na produção dessas placas. “Achei muito divertido poder ajudar o meio ambiente fazendo essas atividades”, conta. João Vyctor Lauriano, seu colega de classe, também participou. Ele ganhou um chaveiro, fez brinquedos e pinturas. “É bom para a natureza e para nós também”, analisou.

Brycia Ribeiro

Brycia pintou frases de preservação do meio ambiente

João Vyctor Lauriano

João Vyctor ganhou um chaveiro pela participação nas oficinas

Além de oferecer orientação por meio das oficinas, os estudantes do IFFluminense auxiliaram, ainda, as ações de limpeza do lago, por meio do recolhimento de lixo e rejeitos dentro e fora da água. Para tanto, contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Grupo de Apoio em Calamidades (GAC). A professora Janaína Ribeiro ficou orgulhosa com o desempenho da equipe. “Os alunos do IFF cumpriram perfeitamente o seu papel de educadores ambientais, acolhendo as crianças com carinho e dedicação. Ao mesmo tempo que ensinaram, aprenderam mais sobre responsabilidade e organização, além de aumentar a socialização com alunos de outras turmas, inclusive ex-alunos”, disse.

A ação teve parceria da prefeitura municipal de Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, de Segurança Pública e Defesa Civil, de Educação, Esporte e Lazer e de Obras, Transportes e Serviços Públicos. Participaram as escolas municipais Dr. Francisco Batista de Oliveira, Anacleto José Borges, Mariquinha Batista, José Bonifácio, Professora Ottília Vieira Campos e E. M. Olívio Bastos.