CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Preservação Ambiental

IFF sedia simpósio sobre recursos hídricos

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 23/11/2018 14h00, última modificação 23/11/2018 14h33
II Simpósio de Recursos Hídricos do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e do Itabapoana discutiu melhores meios de gerir recursos hídricos na região noroeste fluminense.
Simpósio Recursos Hídricos do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e do Itabapoana

Localizado às margens do Rio Itabapoana, o Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana foi o local escolhido pelo Comitê do Baixo Paraíba do Sul e do Itabapoana para sediar seu II Simpósio de Recursos Hídricos, realizado nos dias 21 e 22 de novembro. O primeiro dia foi de visita técnica ao Parque Municipal Natural Sabiá Laranjeira, à usina hidrelétrica e a áreas de reflorestamento de nascentes, todos em Rosal, distrito bonjesuense. O segundo dia foi de palestras, realizadas no Campus Bom Jesus.

Impactos e conflitos ocasionados pela exploração hidrelétrica na bacia do Rio Itabapoana, educação ambiental, planejamento e gestão dos recursos hídricos, avaliação ambiental e caracterização das nascentes de Bom Jesus do Itabapoana foram alguns dos temas abordados por renomados palestrantes de diversas instituições de ensino do estado, como Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Nesta edição, foram resgatados estudos, projetos e pesquisas desenvolvidas na bacia do Itabapoana no estado do Rio de Janeiro. A programação completa está disponível AQUI.

A troca de experiências promovida durante as palestras e apresentações de projetos teve por objetivo contribuir com a gestão dos recursos hídricos na região noroeste fluminense. “Tivemos a felicidade de ali já saírem algumas ideias para começarmos a fazer um projeto global, envolvendo várias empresas, instituições, iniciativa privada, para fazermos um só levantamento e tratar da gestão do Rio Itabapoana”, comemora o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Bom Jesus, Evaldo Gonçalves Junior.

O Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana foi instituído em 2009, com sede no município de Campos dos Goytacazes (RJ). Tem como objetivo promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da Região Hidrográfica IX do Estado do Rio de Janeiro.