CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Rede Sabores e Saúde

IFF terá feira agroecológica quinzenal no Campus Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/03/2019 14h18, última modificação 26/03/2019 14h24
Iniciativa da Rede Sabores e Saúde será inaugurada no dia 03 de abril, com programação variada.
Feira Agroecológica

Frutas, verduras, legumes e produtos diversos serão comercializados na feira.

A Rede Sabores e Saúde, projeto coordenado pelo professor Eduardo Moreira no IFF Bom Jesus, é uma iniciativa que visa promover a integração entre agricultores familiares da região de abrangência do campus e consumidores interessados em adquirir produtos agroecológicos. O projeto já realiza entregas quinzenais de cestas encomendadas previamente por e-mail.

A partir do dia 03 de abril, próxima quarta-feira, a Rede dará início a mais uma ação do projeto. Concomitantemente à entrega das cestas, quinzenalmente acontecerá também uma feira de produtos agroecológicos aberta à comunidade externa, que poderá não só adquirir alimentos da agricultura familiar, como também participar de oficinas, debates, mesas redondas sobre economia solidária e assistir a atrações culturais. As feiras terão início às 11h30, com término às 16h30. Será uma grande feira da diversidade, da educação, da extensão, da Economia Solidária, da agroecologia e do fortalecimento do elo entre a escola e a comunidade”, antecipa Eduardo.

O projeto foi iniciado em 2018 e já possui um histórico de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Cursos de Extensão, participação em feiras de Economia Solidária e visitas a propriedades foram algumas das atividades desenvolvidas pela Rede, além da comercialização de produtos entre agricultores e servidores do Campus Bom Jesus. No ano passado, 89 cestas foram entregues, beneficiando agricultores de 8 associações da região noroeste fluminense e sul capixaba. O projeto também representou o IFFluminense no programa Tecno Pop, da TV Escola, que pode ser assistido aqui.