CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Aprendizagem Autônoma

IFFluminense marca presença no 1.º Colóquio sobre Metodologias de Ensino do IFES

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/05/2017 11h00, última modificação 30/05/2017 10h58
Uso de aplicativos e softwares educativos foi o tema da oficina ministrada pelo diretor e professor do Campus Bom Jesus, Daniel Coelho.
Colóquio sobre Metodologias de Ensino do IFES

"As palestras e oficinas foram excelentes, voltadas para o ensino autônomo e inovações em metodologias para uma educação moderna", avaliou Daniel Coelho.

 O diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Bom Jesus do Itabapoana, Daniel Coelho, participou, na última quinta-feira (25), do 1.º Colóquio sobre Metodologias de Ensino do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), realizado no Campus Venda Nova do Imigrante. Daniel ministrou a oficinaMetodologias Participativas para Aprendizagem Autônoma – TICs e Apps” e participou da mesa-redonda “Inovações e desafios nos processos de ensino-aprendizagem”.

 A oficina abordou o uso de aplicativos e softwares pra auxílio do professor em sala de aula, principalmente como ferramenta de avaliação de alunos, do aprendizado, ou ainda como uma forma de provas online. O destaque é para a interatividade possibilitada por esses recursos. “São ferramentas que auxiliam no ensino autônomo, centrado no estudante, em que o professor é um tutor, um mediador. Esse processo não ignora o conhecimento que o estudante já possui, mas parte desse conhecimento para construir novos e atingir o objetivo programado pela disciplina, pelo conteúdo”, explica Daniel.

 Alguns dos aplicativos apresentados no evento: WordClouds, ScreenCast-o-matic, Socrative, Kahoot e Plickers. Esses últimos podem ser usados como um jogo entre alunos ou entre grupos, que permitem o acompanhamento em tempo real do desenvolvimento e resultado das equipes. “É uma forma de trabalhar a avaliação de forma mais interessante, interativa e lúdica”, conta o diretor.

O evento contou com a presença de servidores de vários campi do Instituto Federal Fluminense. Participaram o diretor-geral do Campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende da Silva; a professora de Administração Camila Mendonça Romero; a professora Suzana da Hora Macedo e o coordenador de Metodologias e Tecnologias para Educação, André Fernando Uebe Mansur, ambos do Campus Campos Centro, além de profissionais de escolas da rede municipal e estadual.