CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFFluminense oferecerá capacitação a profissionais de Moçambique

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/05/2017 12h00, última modificação 04/05/2017 12h30
O Campus Bom Jesus do Itabapoana e o Campus Avançado Cambuci realizarão treinamentos com profissionais moçambiquenhos.
Reitor se reuniu com servidores para planejar ações

Jefferson Azevedo agradeceu a colaboração dos campi na realização do projeto.

Levar conhecimento e contribuir para o desenvolvimento das regiões onde estão inseridos é uma das principais atribuições dos Institutos Federais. A tradição em educação tecnológica, a qualidade do ensino e a dimensão da rede são aspectos que a qualificam a ampliar essa contribuição. É com essa ideia em mente que, no segundo semestre de 2017, 43 Institutos Federais receberão profissionais de Moçambique para uma experiência de imersão e capacitação em diversas áreas do conhecimento. Os Campi Bom Jesus do Itabapoana e Avançado Cambuci do Instituto Federal Fluminense participarão desta ação, oferecendo treinamentos no setor agropecuário.

O reitor Jefferson Manhães de Azevedo reuniu-se com servidores de ambos os campi, na última quarta-feira (26), para iniciar o planejamento das atividades de recepção aos professores moçambiquenhos, que passarão um mês no IFSul de Minas para ambientação e treinamento, de onde seguirão para outras unidades, permanecendo por cerca de cinco meses. “Temos um diferencial na área agrícola, em especial nos campi Bom Jesus e Cambuci. Esta ação coloca esses campi em posição de evidência em nosso instituto e na rede”, explica Jefferson, enfatizando a importância do projeto e a capacidade de contribuição do IFFluminense a profissionais do setor agropecuário daquele país.

Além do intercâmbio cultural, a iniciativa promoverá a internacionalização dos campi e do Instituto. “Geralmente encaminhamos nossos docentes e alunos para o exterior, mas agora estamos fazendo o contrário: passando e compartilhando aquilo que temos e conhecemos de melhor para promover o desenvolvimento em outro país”, pondera o diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Bom Jesus, Daniel Coelho. O contato com profissionais de outra nação será, na visão do reitor Jefferson Azevedo, uma oportunidade de mostrar aos estudantes que a área na qual atuam e estudam é importante também em nível internacional.

Relações internacionais - A cooperação técnica é o eixo do relacionamento do Brasil com Moçambique, havendo parcerias em áreas como saúde, agricultura, educação e formação profissional. Neste projeto, o IFFluminense oferecerá, entre outros conteúdos, capacitação para operacionalização de maquinário agrícola, cedido a Moçambique pelo governo brasileiro. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, alguns dos projetos de cooperação bilateral com Moçambique estão dentre os de maior vulto já realizados pelo Brasil, evidenciando a importância de mais uma parceria com aquele país.