CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

VII Focal e III Sicitea

IFFluminense sediará evento nacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 19/06/2017 14h50, última modificação 19/06/2017 15h02
Programação prevê discussão de temas como mobilidade, mercado de trabalho e fortalecimento da área por meio da comunicação.
VII Focal e III Sicitea

O fórum acontece a cada dois anos.

Criado em 2003 por estudantes da Universidade de São Paulo, o Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos (Focal) chega à sua sétima edição com o tema “Refletir, Reinventar, Reaproveitar, Repensar, Reduzir”. O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana será o anfitrião do evento deste ano, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de julho, no Parque Aquático Sesc Mineiro Grussaí, em São João da Barra – RJ, e incluirá também o III Simpósio Nacional em Ciência e Tecnologia de Alimentos. As inscrições se encerram no dia 25 de junho e podem ser submetidas pela página do VII Focal.

A expectativa é que o evento promova visibilidade e melhorias para os cursos, por meio do diálogo entre profissionais e estudantes de todo o país. “A palavra para o evento é 'troca'”, resume a coordenadora e professora do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus, Renata Mariano. “Cada coordenador vai trazer os pontos positivos e negativos de seus cursos. Então vamos reuni-los em grupos que possuem problemas e soluções, para que dialoguem”, explica.

A programação começa com o credenciamento, a partir das 9h do dia 25, e segue durante a tarde com uma oficina sobre culinária quilombola, oferecida por membros da comunidade local. Nos dias seguintes, os participantes terão acesso a apresentações, palestras e minicursos diversos, além de visita ao Grupo Thoquino, fabricante de bebidas desde 1908, e sessões de discussão promovidas pelo projeto Cineclube Debates, que traz como pautas os “cinco R's” da temática do evento e a questão da educação alimentar. A programação completa está disponível AQUI.

Uma das novidades desta edição é o Concurso Cultural realizado pelo IFFotoclube. Os participantes terão 48 horas para produzirem uma foto com temática relacionada a uma das opções Refletir, Reinventar, Reaproveitar, Repensar, Reduzir, e as melhores fotos serão premiadas na cerimônia de encerramento do Fórum. Os amantes da fotografia que não comparecerão ao evento não ficaram de fora da oportunidade: os inscritos no Desafio Fotográfico realizado em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) terão suas produções expostas e avaliadas durante o Focal e as três mais votadas também ganharão prêmios. As imagens serão disponibilizadas no Flickr e demais redes sociais do projeto.

Mais informações sobre o evento, incluindo hospedagem, podem ser obtidas no site do VII Focal.