CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Desafio Fotográfico

IFFotoclube celebra primeiro aniversário com premiações

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/05/2017 13h00, última modificação 29/05/2017 16h34
Ganhadores contam que o desafio trouxe mais do que os prêmios da categoria.
Aniversário IFFotoclube e premiação do Desafio Fotográfico

Três primeiros colocados foram premiados na modalidade 30 dias.

O IFFotoclube completou um ano de atividades e, marcando a comemoração, realizou a entrega dos primeiros prêmios do Desafio Fotoclube. A modalidade 30 dias aconteceu durante o mês de março, quando os participantes tiveram que produzir uma imagem diariamente e submetê-la à equipe avaliadora, responsável pela escolha dos ganhadores. O regulamento prevê que apenas fotos produzidas a partir de câmeras de celulares, tablets e smartphones são aceitas, incentivando o exercício cotidiano da fotografia a partir de equipamentos que estejam “sempre à mão”.

Foto de Manoel Victor de Lima Reis Vieira

A grande campeã tem autoria do aluno Manoel Victor Vieira e segue a temática "Repetições".

O tema das demais fotografias campeãs foi “abandono” e registram momentos ímpares para os participantes. Lucyanne Gregorio, vencedora do segundo lugar, tirou a foto em um dia triste. “Era o falecimento do tio de uma amiga minha e, enquanto a consolava, olhei para aquele carro. Deixei ela chorando e fui tirar a foto, depois voltei”, conta. O desafio despertou nela uma paixão que estava quase esquecida. “Foi uma oportunidade de autoconhecimento, de tratar em mim uma falha, porque por mais que eu gostasse, eu não estava mais fotografando”, confessa.

Foto de Lucyanne Gregorio.

Fotografia premiada com o segundo lugar.

Ana Clara Boechat aprendeu, por meio do desafio, a olhar de uma forma diferente para o cotidiano e enxergar detalhes que antes ela não percebia. A história de sua foto premiada está diretamente ligada ao tema proposto naquele dia. “Eu estava conversando com minha amiga e ela se dizia sozinha, que mesmo com tanta gente fisicamente ao lado dela, parecia não ter ninguém. O tema era abandono, e, olhando para uma escada da casa dela, me veio a ideia da foto”, conta.

Foto de Ana Clara Boechat.

Desabafo entre amigas originou a ganhadora do terceiro lugar na competição.

Veja mais fotos do Desafio Fotográfico no Instagram do Clube de Fotografia.

O evento - Os coordenadores do IFFotoclube, Rafael Tardin e Diego Braga, abriram o evento explicando o que é um clube de fotografia, suas características, objetivos e ações. Também apresentaram a iniciativa, criada após uma sessão do Cineclube Debates sobre o tema. Entre as premissas do projeto está o incentivo ao exercício da sensibilização do olhar, entendido no clube como “o ato de observar cuidadosamente o que está ao redor de si como primeiro movimento na construção de uma fotografia”.

Rafael, que também é professor de Filosofia no Campus Bom Jesus, traça um paralelo entre a fotografia e sua área de atuação. “O senso crítico, próprio da atitude filosófica, se dá na medida em que um olhar inquieto é lançado sobre as coisas”, explica. Sobre o 1º Desafio Fotográfico, ele acrescenta: “o evento sintetiza a proposta do IFFotoclube em provocar o exercício de uma observação apurada dentro de temáticas específicas e limites de tempo pré-definidos”.

Além da categoria 30 dias, o desafio promove as modalidades 52 semanas e 365 dias. O resultado da primeira modalidade premiada foi divulgado no dia 11 de abril e os prêmios entregues durante a cerimônia realizada no dia 23 de maio. O primeiro lugar ganhou três livros, duas blusas do IFFotoclube, duas do Cineclube Detabes e dois filmes em DVD; o segundo lugar levou um livro, uma blusa do IFFotoclube, uma do Cineclube Debates e um kit “QuartaNerd” com camisas, pôsteres, agendas, mangás e histórias em quadrinhos; o terceiro lugar ficou com um livro e uma camisa do IFFotoclube.