CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Língua Estrangeira

II Encontro dos Professores de Espanhol do IFF propõe discussão sobre a reforma do ensino médio

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 17/05/2018 16h30, última modificação 18/05/2018 10h38
Docentes dos campi Bom Jesus, Cabo Frio, Campos Centro, Campus Guarus, Macaé, Quissamã e Santo Antônio de Pádua se reuniram em Bom Jesus.
II Encontro dos Professores de Espanhol

Confraternização possibilitou a troca de experiências sobre o ensino do idioma no Instituto.

O II Encontro dos Professores de Espanhol do Instituto Federal Fluminense aconteceu na última sexta-feira, dia 11 de maio, no Campus Bom Jesus do Itabapoana, com a proposta de proporcionar troca de experiências, aprendizado e promover reflexões sobre a reforma do ensino médio e o “(não) espaço” para a língua espanhola, bem como o lugar do espanhol no ensino médio integrado.

Durante a manhã os participantes ouviram a ministração do professor Antonio Ferreira, do Cefet/RJ, que afirmou estar “muito feliz com esse novo momento de troca com os colegas da Rede e discussão sobre caminhos para a manutenção do espanhol no ensino integrado”. Segundo a professora Anna Carolina Rodrigues, organizadora do evento, outra finalidade do Encontro foi a troca de experiências didáticas, “que enriquece o trabalho com a língua estrangeira em cada campus, possibilitando criar estratégias para o ensino significativo e o fortalecimento do ensino em âmbito institucional”.

Foi também a oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas no IFF Bom Jesus, que, segundo a professora, visam a uma formação voltada para a transformação social dos alunos, consolidando a diversidade da oferta para a educação plurilíngue. A confraternização continuou durante a tarde, com um almoço temático hispânico organizado com o auxílio do professor Horácio Pires, de inglês, e os alunos do curso técnico em Alimentos.

Pensando sobre a importância da língua estrangeira para a formação integral dos alunos, a professora Maria Célia Lira, do Campus Cabo Frio, acrescentou que “seguimos defendiendo nuestros ideales". Ela foi a anfitriã da primeira edição do evento, realizada naquele campus.

Encerrando o dia, os professores participantes receberam lembranças do Encontro. Entre elas, produtos produzidos nos laboratórios do Campus Bom Jesus.