CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Economia Solidária

Incubadora do IFFluminense participa de Seminário Nacional em Brasília

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/04/2017 12h00, última modificação 13/04/2017 15h23
Novo encontro de incubadoras do estado do Rio de Janeiro está previsto para o dia 9 de maio.
Seminário de Avaliação do Proninc

Evento recebeu participantes de todo o país.

A servidora Paula Bastos, uma das responsáveis pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Instituto Federal Fluminense (ITCP/IFF) no Campus Bom Jesus, participou do Seminário Nacional do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc), realizado nos dias 04 e 05 de abril, em Brasília – DF. O evento reuniu ITCPs de todo o país com o objetivo de avaliar e compartilhar resultados do trabalho desenvolvido, além de apontar caminhos para o fortalecimento das incubadoras de tecnologias sociais voltadas para a economia solidária.

A relevância das incubadoras para as Instituições de Ensino Superior foi um dos aspectos destacados no encontro, uma vez que sua atuação se baseia na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. “A importância dessa ação fortemente extensionista está na relação com grupos sociais, em geral excluídos. Essas incubadoras, baseadas na economia solidária e na educação popular, buscam apoiar esses grupos, desenvolvendo tecnologias sociais que apontam no caminho da cidadania”, pondera Paula. Além da ITCP/IFF, outras 14 incubadoras de Institutos Federais atuam por meio de edital do Proninc.

No Campus Bom Jesus, a ITCP/IFF tem ganhado a adesão de novos servidores a cada dia, ampliando a pluralidade de profissionais envolvidos no trabalho. Além das atividades já desenvolvidas com alunas egressas do Programa Mulheres Mil, que confeccionam e comercializam produtos alimentícios por meio do Projeto Nutriarte, a incubadora prevê o início de um curso de Formação Continuada (FIC) para maio de 2017.

A  Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do IFFluminense também participará, no dia 9 de maio, de um encontro com incubadoras de todo o estado do Rio de Janeiro, planejado com vistas a estreitar relações entre as ITCPS.