CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Cultura africana

Inscrições abertas para o Novembro Negro

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 04/11/2016 11h25, última modificação 09/11/2016 08h17
Evento acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro, no Campus Bom Jesus do Itabapoana.
Novembro Negro

História, arte, cultura e muitos outros assuntos relacionados à temática serão abordados no evento.

Interessados em participar do Novembro Negro podem se inscrever pelo site http://novembronegro.bomjesus.iff.edu.br/. As inscrições são gratuitas e também serão efetuadas presencialmente, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, na sede do Centro de Memória, localizado no prédio do “Laguinho”, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Objetivando “ampliar as formas de entender e refletir sobre diferentes aspectos da nação brasileira a partir da vitalidade da cultura e do legado civilizatório dos diversos povos africanos e seus descendentes no Brasil”, conforme explicação de um dos organizadores, José Carlos Silvério, o Novembro Negro promoverá palestras, minicursos, rodas de conversa, oficinas, além de atrações culturais.

O nome do evento faz referência ao dia 20 de novembro, data que simboliza a resistência da população negra contra a escravidão e o combate a formas de opressão racial e exclusão social. Assim sendo, a programação promete abordagens diversas de temas referentes à história da África e dos povos negros da diáspora africana.

O NOVEMBRO NEGRO é uma iniciativa dos grupos que compõem os programas Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Centro de Memória (CM) e Núcleo de Gênero (Nugen), em parceria com os projetos Cineclube Debates, Intervenções, NEPE e Jornal Estudantil.

Mais informações podem ser obtidas AQUI ou pelo e-mail neabi.bomjesus@iff.edu.br.

Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana