CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Evento Online

Inscrições para o Abril Indígena 2021 estão abertas até o dia 22 de abril

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 07/04/2021 12h43, última modificação 07/04/2021 12h51
Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site do evento, que acontecerá entre os dias 27 de abril e 05 de maio, por meio on-line.
Abril Indígena 2021

Evento é gratuito e aberto ao público. (Arte: Alexandre Willian)

O Simpósio Abril Indígena chega à sua sétima edição em 2021. Com inscrições abertas até o dia 22 de abril, o evento acontecerá de forma on-line pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia do novo coronavírus. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo site do evento. As atividades serão realizadas nos dias 27 de abril, 03, 04 e 05 de maio e a programação contará com palestras, debate e muita conversa com estudiosos e representantes de povos originários brasileiros.

A coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Bom Jesus, Karina Neves, destaca a relevância do evento e a importância da participação de toda a comunidade. “Em tempos difíceis como esses, em que os direitos humanos têm sido tão feridos e os povos indígenas atacados de diversas formas, é fundamental mais uma vez levantarmos essa pauta. Por isso, queremos convidar os estudantes, servidores, professores e público externo a participar do evento”. Ela lembra que as atividades possuem vagas limitadas e, por isso, é importante que os interessados se inscrevam antecipadamente.

O Abril Indígena começa no dia 27 de abril, às 13h, com a cerimônia de abertura, que contará com a presença dos gestores Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus e do reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães Azevedo. No mesmo dia, às 14h30, os povos indígenas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, serão o tema de uma mesa-redonda conduzida pelo professor Fabrício Luiz Pereira e pela médica veterinária Paula Aparecida Martins Borges Bastos, que receberão as convidadas Geralda Chaves Soares, Cleonice Pankararu e Lillian Gonçalves de Melo.

As próximas atividades serão no dia 03 de maio. “Saúde indígena” será a temática abordada pelo professor de filosofia e sociologia Renan Torres da Silva Pereira, que falará sobre colonização, epidemias, massacres e silenciamentos históricos, a partir das 16h. Em seguida, o professor Rafael Tardin, coordenador do Cineclube Debates, e a aluna Karla Magalhães do Amaral desenvolvem uma discussão sobre o filme “Brincando nos campos do Senhor”, às 19 h.

Na terça-feira, dia 04 de maio, o evento recebe a liderança indígena Shirley Djukurnã Krenak, para debater os principais desafios dos povos Krenak na região do Rio Doce, em uma mesa-redonda conduzida pela professora Karina Hernandes Neves. O encerramento acontece no dia 05, às 18h, com a presença de Ivanilson Xokó. Ele falará sobre os povos indígenas do sertão nordestino, em uma conversa mediada pela professora e diretora de Assistência Estudantil do IFF Bom Jesus, Kátia Yuri Kawase.

O evento – O Abril Indígena é um evento do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Bom Jesus, coordenado pela professora Karina Hernandes Neves. Desde 2013 o IFF Bom Jesus realiza ações e atividades educativas em prol dos debates acerca dos direitos dos povos originários. O Simpósio Abril Indígena 2021 conta com a parceria dos projetos Centro de Memória, Sarau do IFF, Quartas Musicais, Jornal Estudantil e Desvendando a Microbiologia. Além disso, conta com a participação e apoio do II Congresso Internacional de Educação (Conied) e dos professores, estudantes e servidores do Instituto.

Mais informações estão disponíveis em https://www.even3.com.br/abrilindigenaiffbj2021/.