CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Colação de Grau

Instituto Federal Fluminense forma mais de 200 novos profissionais em Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 21/12/2018 14h00, última modificação 21/12/2018 15h22
Formandos, familiares e comunidade acadêmica participaram da cerimônia de colação de grau nessa quinta-feira, dia 20.
Colação de Grau 2018

Formandos ainda participam de programação de formatura até sábado, dia 22.

Orgulhosos, os 208 formandos de 2018 do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana enfim receberam a tão esperada outorga de grau. Os agora técnicos em Alimentos, Agroindústria, Agropecuária, Informática, Meio Ambiente, Química e bacharéis em Ciência e Tecnologia de Alimentos foram homenageados na noite dessa quinta-feira, dia 20 de dezembro, por uma grande plateia composta por familiares, amigos e profissionais do campus, em uma cerimônia marcada por emoções, saudade e anseio pela chegada da próxima etapa.

O evento foi cerimoniado pelo professor Paulo Jorge Ambrozine, que convidou os gestores, coordenadores de curso e servidores homenageados para compor a mesa diretiva e tribuna de honra. O diretor-geral do Campus Bom Jesus, Carlos Freitas, fez a abertura oficial da cerimônia e quebrou o protocolo para se aproximar dos formandos. Em seu discurso ele falou sobre as possibilidades oferecidas aos alunos e à comunidade pela instituição, enfatizando a necessidade de defendê-la para que o acesso à educação seja garantido a todos na região. “Temos aqui uma instituição para todos, onde o filho do médico e o filho do agricultor compartilham momentos em sala de aula e no refeitório. Uma instituição onde todos têm oportunidades iguais. Não deixem de defender essa escola”, disse. Na sequência, foi conferida a outorga de colação de grau, solicitada pela aluna Aline Thompson Messias, em nome dos formandos.

Representando os paraninfos e paraninfas, patronos e patronesses, a professora Sheila Abrahão falou aos alunos sobre ética, saudade e coragem, parafraseando o Papa Francisco ao dizer “não tenham medo do compromisso, do sacrifício, e não olhem para o futuro com temor. Sejam protagonistas das mudanças, não sejam covardes. Não fiquem na sacada da vida: entrem nela e construam um mundo melhor e mais justo. Não se submetam a modismos, sejam sempre autênticos”, concluiu, desejando sucesso e felicidade a todos.

Os oradores da noite também emocionaram os presentes com seus discursos. A dificuldade em encontrar palavras para falar sobre o momento e a “resistência em dizer adeus ao colégio e aos colegas”, destacadas pela oradora do curso técnico em Agropecuária, Ana Clara Boechat; as palavras emprestadas de Fernando Pessoa por Tatiana Figueiredo, oradora do curso técnico em Alimentos, para dizer que “o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem”; o bom humor de Julia Batista, do curso técnico em Informática, para garantir aos amigos e familiares que está “preparadíssima para instalar o WhatsApp e o Facebook nos celulares de todos”; a poesia de Ana Luísa Melo, do curso técnico em Meio Ambiente, para se dirigir aos professores, que foram “a rotina boa de cada dia”, o “conforto e abrigo aos que vieram de tão longe”; as “brigas, discussões e heresias” lembradas por Thainá Favoreto, oradora do curso técnico em Química, que garante que as memórias proporcionadas pelo Instituto ficarão gravadas em todos; e a conclusão de Thalita Santos Rocha, agora Cientista de Alimentos, de que “cada troca de experiências, conhecimento difundido, hora passada em frente ao computador e noites em claro” valeram a pena. Cada detalhe destacado nos belos discursos foi resumido por todos em uma só palavra: gratidão.

O mesmo sentimento foi compartilhado pelos familiares e amigos, que puderam acompanhar os formandos durante a entrega dos canudos. Adriana Pimentel Silveira foi uma das mães que orgulhosamente comemorou a conquista do segundo filho formado pelo IFF Bom Jesus: “ter dois filhos que se formaram no IFF é para mim uma emoção muito grande. Estou muito satisfeita e só tenho que agradecer a Deus por essa instituição e por todos os profissionais dessa escola”. Daniel Silveira concluiu o curso técnico em Alimentos e, segundo ele, o próximo passo é a faculdade de Fisioterapia.

Daniel Silveira e família

A noite foi encerrada com o juramento dos novos profissionais, seguido de muitos aplausos. Nesta sexta-feira, dia 21, os formandos participam de um jantar de gala e no sábado, dia 22, fazem a assinatura do termo de colação de grau, no Hall do Bloco de Ensino antigo, às 10h.