CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Palestras no IFF

Institutos Federais são tema de livro lançado pelo pesquisador Gaudêncio Frigotto

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana com informações do Campus Pádua publicado 08/05/2019 08h12, última modificação 09/05/2019 17h00
Ele visitou três campi do IFFluminense nessa segunda-feira, dia 06, para lançar a obra e falar sobre os resultados de suas pesquisas.
Professor Gaudêncio Frigotto

"Quem consegue integrar, anda mais rápido, entendendo a realidade", afirmou o pesquisador.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus foi objeto de estudo de uma das pesquisas desenvolvidas pelo professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que lança o livro “Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento”. Convidado pelo diretor-geral do Campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende, Frigotto visitou três campi do IFF na última segunda-feira, dia 06 de maio, para compartilhar os resultados obtidos em mais de 10 anos de pesquisa, organizados na obra que conta com a contribuição de diversos pesquisadores, entre eles o pedagogo Pedro Costa, do Colégio Pedro II, e o professor Ricardo Marinho, da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), que também participaram das apresentações.

Em Bom Jesus, o diretor-geral, Carlos Freitas, recepcionou os autores no auditório Amanda Celeste Pimentel, onde servidores, alunos e convidados externos assistiram às palestras. Pedro Costa falou sobre o processo de criação dos Institutos e, na sequência, Marinho mostrou um panorama econômico, evidenciando os cortes sofridos pelos IFs ao longo dos últimos anos. Frigotto concluiu as explanações e, em sua fala, enalteceu a expansão da Rede Federal como “maior política pública de interiorização de uma educação de qualidade para o ensino médio e suas várias modalidades; hoje, também com licenciaturas e pós-graduações”.

O autor também pontuou a necessidade de buscar a integração e a unidade para vencer os desafios futuros. “Uma palavra importantíssima a ser destacada é a institucionalidade: aprender a ser unitário, alcançando uma unidade profunda, substancial e imbatível, tendo clareza do que queremos”, afirmou. Por fim, a comunidade teve a oportunidade de fazer ponderações e direcionar questionamentos aos pesquisadores. O professor do IFF Bom Jesus, Luciano Rezende, iniciou as interações elogiando a iniciativa: “É muito bom ver tantos alunos e professores reunidos para discutir a educação”, disse.

Frigotto em Bom Jesus e Pádua
Auditórios lotados nos campi Bom Jesus e Pádua

Em Pádua, o encontro encerrou o dia de lançamentos com a participação de estudantes de diversas instituições de ensino da cidade, como a Universidade Federal Fluminense, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e o Cederj, além da comunidade acadêmica. “Gaudêncio Frigotto elogiou essa iniciativa de diálogo com a comunidade. É fundamental apostarmos nas várias frentes em que podemos atuar aqui enquanto instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ações como essa fortalecem o Instituto dentro da cidade e discutir o Ensino Médio Integrado é fundamental para nossa prática pedagógica”, afirmou o diretor-geral Arthur Rezende, para quem o debate da temática deve ser progressivamente aprofundado na instituição.