CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > ITCP-IFF amplia parcerias e chega a Itaperuna

ITCP-IFF amplia parcerias e chega a Itaperuna

Economia Solidária

Reunião com representantes da Prefeitura discutiu o Programa Economia Solidária de Itaperuna.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 11/03/2019 10h36, última modificação 12/03/2019 12h13
Show image carousel Reunião aconteceu no IFF Bom Jesus.

Reunião aconteceu no IFF Bom Jesus.

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Instituto Federal Fluminense (ITCP-IFF) firmou mais uma parceria que permitirá o crescimento de sua atuação na região Noroeste Fluminense. Em reunião realizada no dia 26 de fevereiro, representantes da Incubadora e da prefeitura de Itaperuna (RJ) discutiram caminhos para viabilizar o Programa Economia Solidária de Itaperuna, em modelo de autogestão.

Por meio da parceria, poderemos oferecer cursos de extensão e uma série de ações de formação em economia solidária no município. Participarão das capacitações membros da Casa do Artesão e Padaria Escola, ambos ligados à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna (SMASTH)”, explica a bolsista da ITPC-IFF Vanessa Coutinho. A previsão é que os cursos tenham início já em abril de 2019 e que abordem áreas como economia solidária, panificação, boas práticas de higienização e qualidade dos alimentos. Segundo informações da prefeitura de Itaperuna, o programa Economia Solidária atende a 90 famílias por meio da Casa do Artesão.

A atuação da ITCP-IFF já abrange municípios das regiões Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro e até Sul capixaba. Quissamã, Apiacá e Guaçuí são exemplos de cidades onde ações de sensibilização, pré-incubação e apoio já foram desenvolvidas para divulgação de informações sobre economia solidária. "Não somos restritos a uma atuação local, principalmente porque como Instituto temos que pensar a territorialidade, que é muito mais ampla do que uma divisão política de municípios", explica a coordenadora da Incubadora, Paula Bastos. "Conhecendo nosso trabalho, a secretaria de Itaperuna veio buscar um apoio para potencializarmos suas ações na área. Isso é muito legal, porque demonstra que temos avançado nessa construção de uma fala conjunta, desse pensar a economia solidária. Buscamos relacionar também com a expertise que temos aqui no campus, na área de Alimentos", acrescenta.

Participaram da reunião os representantes da ITCP-IFF Paula Bastos, Sandra Márcia, Pedro Salim, Lucilene Benevenuti e Vanessa Coutinho; a secretária da SMASTH, Camila Andrade, o subsecretário Reginaldo Bráz e os coordenadores do Trabalho Maurício Borges e da Casa do Artesão, Elizabeth Ximenes.