CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > ITCP/IFF e projeto Nutriarte promovem palestra sobre economia solidária

Notícias

ITCP/IFF e projeto Nutriarte promovem palestra sobre economia solidária

Cooperativismo

A presidente da Cooperativa de Bordados de Natividade (RJ), Vânia Mendonça, compartilhou experiências no assunto.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/05/2017 09h20, última modificação 26/05/2017 09h37
Exibir carrossel de imagens As mulheres Nutriarte exibiram seus produtos durante a palestra.

As mulheres Nutriarte exibiram seus produtos durante a palestra.

A "casa do Laguinho", ponto de venda das delícias produzidas pelas mulheres do projeto Nutriarte, recebeu, na última terça-feira (23), a assistente social e presidente da Cooperativa de Bordados de Natividade (RJ), Vânia Mendonça, para um bate-papo sobre cooperativismo e economia solidária. Ela compartilhou sua experiência à frente de cooperativas, citou a importância do trabalho em associações e falou sobre inserção no mercado por meio de parcerias construídas entre cooperados.

Incentivando os presentes, Vânia citou casos de sucesso que começaram por iniciativas pequenas, lembrando que toda empresa bem sucedida possui uma história de luta, perseverança e superação. “Para as mulheres do projeto, foi muito positivo ouvir esse incentivo, porque são pessoas que vêm de uma realidade de vulnerabilidade social e já estão vencendo. A presença no Instituto, para elas, significa uma inserção social muito importante”, explica uma das coordenadoras do Nutriarte, Sandra Márcia Souza. Ela espera que em breve surja a oportunidade também de levar as participantes do projeto a Natividade, para conhecerem as cooperativas.

O encontro proporcionou um intercâmbio de experiências e estreitou laços que futuramente poderão gerar parcerias importantes. Uma delas seria a do projeto como o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), com o objetivo de beneficiar no Campus Bom Jesus os alimentos cultivados pelos produtores rurais.

Participaram da palestra, além de servidores e alunos do Campus Bom Jesus, o membro do núcleo de agroecologia do Campus Itaperuna Eduardo Lucindo, representantes do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e do Movimento Sem Terra (MST).