CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Identidade Visual

Jornal Estudantil divulga logo campeã do Concurso Cultural

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 05/06/2020 12h05, última modificação 05/06/2020 13h30
Idealizador da logo escolhida pela comissão avaliadora ganhará uma medalha, um livro e valor em dinheiro.
Jornal Estudantil divulga logo campeã do concurso cultural

Projeto recebeu 30 propostas e contou com participantes de diversas regiões do país.

O Projeto Jornal Estudantil (JE), coordenado pela professora Karina Neves, do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus, tem um novo visual para chamar de seu. Com o objetivo de dar uma roupagem mais moderna ao projeto, que foi renovado para 2020 e está em fase de seleção de novos integrantes para recebimento das bolsas concedidas pela Faperj, a proposta de renovação deu origem ao Concurso Cultural para seleção da nova logomarca do jornal. “O projeto tem uma linguagem jovem, mas trata de temas de grande relevância no cenário nacional e mundial. Por isso, agora renovado, merecia uma nova identidade visual”, ponderou Karina. Foram 30 logos inscritas, com participantes de diversas regiões do Brasil.

Vinícius Paiva, 20 anos, residente em Bauru (SP), revelou que estava procurando cursos e concursos quando encontrou a postagem no Instagram do IFF Bom Jesus. "visualizei que me encaixava nas regras, e que seria importante implementar os conhecimentos que obtive”, disse. A participação foi grande também entre alunos do IFF. Bárbara Aguiar, aluna do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Bom Jesus, inscreveu várias propostas. Ela sugere que os estudantes aproveitem todas as oportunidades e revela que é leitora do jornal. Reconhece que a publicação é fruto de um esforço coletivo, cujo resultado é, segundo ela, muito bom.

A ex-bolsista do JE, Bárbara Zanon, também participante do concurso, abordou a relevância do projeto em sua formação. “Tive o privilégio de ser bolsista voluntária no Jornal Estudantil nos três anos de IFF, participar de inúmeras atividades e trabalhar com pessoas incríveis e talentosas. Sempre tive grande carinho pelo JE. Graças a ele, tive muitas oportunidades de crescer e evoluir de diversas formas”, afirmou. O sentimento de gratidão foi o que motivou a aluna a participar da competição. “Parabenizo a todos os concorrentes por terem enviado suas ideias e ajudado a enriquecer o concurso. Desejo aos novos bolsistas muita força e dedicação. Tenho certeza de que, assim como foi para mim, ele abrirá inúmeras portas para vocês”, prevê.

Seleção – As logos participantes foram numeradas e enviadas aos jurados. Cada jurado escolheu três favoritas, dentre as quais a mais citada seria escolhida para representar o projeto. Além da coordenadora, Karina, participaram do júri o webdesigner, especialista em marketing e gestão estratégica Walter Curvelo, ex-aluno do IFF Itaperuna; a artista, desenhista, arquiteta e urbanista Maria Pettersen, ex-aluna do IFF Campos Centro; a fotógrafa e graduanda em Psicologia da Universidade Federal Fluminense Isabela Ferreira; e a estudante de Letras da Universidade Federal de Viçosa e uma das fundadoras do Jornal Estudantil, Luana Scarpini, que também é ex-aluna do IFF Bom Jesus. Para Luana, participar da comissão julgadora foi um grande prazer e um momento para relembrar sua época de bolsista do projeto. “Boas lembranças me visitaram, juntamente a novas descobertas sobre o novo perfil do jornal. Ele passou e ainda passa por algumas mudanças, mas um dos nossos maiores objetivos na época permanece: fortalecer a comunicação interna da instituição, o que promove o diálogo, prática importante e necessária. Hoje, portanto, é bom vê-lo em boas mãos, com a coordenação da professora Karina Neves, e poder voltar à casa é como se sentir um bom filho! Vida longa ao JE”, afirmou.

Campeão – A logo vencedora foi proposta pelo baiano Ian Souza, de 21 anos, estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Bahia. Ele é bacharel em Ciência e Tecnologia pela mesma instituição, onde teve contato com o Web Design, e revela que não é formado na área, mas estuda por conta própria lendo livros e fazendo cursos. O grande campeão se diz muito feliz, porque essas participações o têm ajudado a disseminar cultura e contribuir para a realização de sonhos. “Gostaria de agradecer pela oportunidade de participar deste concurso. Entendo o quanto se dispõe de tempo, energia, interesse e recursos por parte de quem realiza. Enquanto estudante, que também estudou em Instituto Federal, me sinto representado pela iniciativa do Jornal Estudantil em dar voz à nossa comunidade acadêmica. Por isso, espero que o resultado do meu processo criativo venha a contemplá-los, representando a sua identidade visual”, desejou Ian, estimando sucesso ao JE e à comunidade do IFF Bom Jesus.

Para a coordenadora do Jornal Estudantil, a repercussão do concurso foi inesperada e surpreendente. “Eram 23h58h do último dia de inscrições quando recebi o e-mail com essa logo. Ela foi cinco vezes mencionada, ou seja, todos os jurados votaram nela. Tenho certeza que combinará muito com o perfil do nosso projeto. Agradeço e parabenizo imensamente a todos os participantes, foram trabalhos muito maravilhosos. Aproveito para parabenizar o criador da logo vencedora, Ian Souza, agradecendo pela qualidade do trabalho. Ele retratou, de forma muito criativa, a missão e a vocação do nosso querido projeto”, avaliou Karina.

Projeto – O Jornal Estudantil do IFF Bom Jesus é publicado mensalmente, com tiragem de 350 exemplares, além da exibição do conteúdo na página do Instagram do Projeto (@jornalestudantiliffbj). Muito querido entre os estudantes, já foi amplamente premiado. Em 2017, então coordenado pela professora Ângela Gomes, que ainda colabora com o JE, venceu como melhor apresentação de banner, na Mostra do Conhecimento do IFF Bom Jesus. Em 2019, já coordenado pela professora Karina Neves, foi campeão da apresentação oral do mesmo evento e também da apresentação de banners da Jornada Jovens Talentos, em Macaé.  “Os bolsistas egressos do projeto estão, em sua maioria, em importantes universidades públicas do Brasil e do mundo”, orgulha-se Karina.