CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Mão na massa

Manhã de sábado foi de aulas práticas para os alunos do curso técnico em Agropecuária de Rosal

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 23/02/2019 12h30, última modificação 23/02/2019 14h05
Este foi o primeiro dia de atividades no campo para os estudantes, que retornarão cerca de três vezes por mês para aulas práticas
Técnico em Agropecuária de Rosal

Estudantes foram divididos em grupos para atividades nos setores agropecuários.

A grande expectativa pelo início das aulas práticas foi superada quando, ao fim da manhã de sábado, os estudantes do curso técnico concomitante em Agropecuária de Rosal, distrito bonjesuense, concluíram as atividades previstas para o primeiro dia nos laboratórios do Campus Bom Jesus. Os cerca de 30 alunos foram divididos em quatro grupos e acompanhados pelos professores Sebastiana Azevedo, Will Pereira, Kelly Lamônica e Kleberson Cordeiro nos setores de suinocultura, avicultura, olericultura e produção de mudas, respectivamente.

Shavana Gomes Ribeiro tem o sonho de cursar Medicina Veterinária para auxiliar a avó em sua propriedade. A escolha do curso técnico em agropecuária foi o primeiro passo para a conquista e o interesse pelas matérias técnicas não se limita à área animal. O setor de olericultura foi onde ela iniciou as aulas práticas do semestre letivo e já sabe com quem vai compartilhar os aprendizados em manejo de abóbora e plantio de couve: o filho Gean Lucas e o enteado Hyago, que também ingressaram no curso técnico em Agropecuária do IFF Bom Jesus em 2019, na modalidade integrado. “Um ajuda o outro nas dificuldades das matérias e ficamos muito animados com a expectativa das aulas práticas”, disse.

A estudante Edilaine do Canto Gomes conta que sempre quis fazer o curso técnico em Agropecuária, mas a distância e a rotina de trabalho eram empecilhos para comparecer às aulas em Bom Jesus. Moradora de Calheiros, ela tem tirado o máximo proveito das aulas em Rosal. Neste sábado acompanhou as atividades no setor de suinocultura. “Aprendemos a limpar adequadamente as baias e tivemos a oportunidade de ver os primeiros sinais de uma porca em trabalho de parto. Foi uma experiência maravilhosa!”, entusiasma-se. Para ela, que atua com a família na produção de laticínios, como queijo e iogurte, o curso tem superado as expectativas. “Não imaginei que seria tão bom”, confessa.

A avaliação dos professores também tem sido positiva em relação aos alunos. “É bastante animador notar que são atenciosos, parecem realmente querer aprender a prática do manejo diário e têm a intenção de aplicar em suas propriedades, fazer um bom uso desse conhecimento”, avalia o professor Will Pereira, que acompanhou o grupo nos laboratórios de avicultura de postura e de corte. Com ele estava a estudante Catarina dos Santos Rodolphi, que já produz aves com a família, além de café. “São muitas coisas novas que estamos tendo a oportunidade de conhecer. No começo achei que seria complicado, mas, depois que começamos a praticar, gostei muito”. Serão oferecidas cerca de três aulas práticas por mês, realizadas nas instalações do Campus Bom Jesus. A previsão é que a cada duas ou três aulas os grupos mudem de setor.

Iniciativa - Oferecido pela primeira vez em Rosal neste ano, o curso técnico concomitante em Agropecuária visa atender às pessoas da região que possuem o desejo de estudar, mas não têm a possibilidade de se deslocarem até o campus. “Dessa forma, estamos cumprindo a missão do Instituto: trabalhando em prol do desenvolvimento regional, já que a região tem como principal atividade a agropecuária, com destaque para a produção de leite e café; além do potencial para desenvolvimento de outras áreas, como olericultura, fruticultura e piscicultura”, considera a coordenadora do curso, professora Rosana Pereira. As aulas são oferecidas à noite, de segunda a quinta-feira, na Escola Municipal Luiz Tito de Almeida, pelos professores do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana.

Veja mais fotos AQUI.