CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Pesquisa e Inovação

Monografia de aluna do CTA vai virar livro

por Comunicação Social do campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 25/04/2016 08h56, última modificação 25/04/2016 08h59
Obra reunirá informações sobre aleitamento materno, desmame precoce e outras orientações às novas mães.
Autora e co-autores do livro

Izabela Cruz, Sheila Abrahão e Henrique da Hora

A vida das mamães de primeira viagem não costuma ser fácil. São muitas novidades e adaptações que o recém-chegado membro da família traz consigo, sendo natural que dúvidas sobre como cuidar de cada detalhe façam parte do dia a dia da família. A amamentação está entre os assuntos que geram ansiedade nas novas mães, que em breve ganharão mais um recurso para obter informações sobre o tema. Trata-se do livro escrito pela aluna egressa do IFFluminense Izabela Almeida Cruz, do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus Bom Jesus do Itabapoana.

Com previsão de ser publicado no segundo semestre deste ano pela Editora e Livraria Appris, "Desmame precoce e alimentação infantil: Menos julgamento e mais apoiotem co-autoria dos professores Henrique da Hora e Sheila Abrahão, orientadores de Izabela na pesquisa do trabalho de conclusão de curso. A ideia de dedicar-se ao assunto nasceu do interesse da autora pelo universo infantil. “Inicialmente o trabalho seria uma revisão sobre a nutrição de crianças com associação a obesidade infantil”, explica Izabela.

O diálogo com sua orientadora, Sheila Abrahão, deu outros delineamentos ao projeto. “Recebi a sugestão de que uma pesquisa seria mais palpável e interessante, pois teríamos informações para relacionar e discutir com base na revisão de literatura. Gostei de imediato da proposta e embarcamos nesta ideia, que evoluiu e agora se tornou livro”, conta a aluna.

A pesquisa mostrou que no município de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) cerca de 34% das crianças não receberam amamentação até os seis meses de idade e que a duração média do aleitamento materno é menor do que a recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Constatou-se, ainda, que o uso de chupetas e mamadeiras influencia a interrupção do aleitamento materno.

Por meio do contato com as mães durante a pesquisa, Izabela identificou que, apesar de se tratar de um assunto bastante discutido, o aleitamento materno ainda gera muitas dúvidas e anseios. “Este livro servirá para o esclarecimento destas questões, melhorando a realização da amamentação, que por sua vez produzirá efeitos positivos na saúde e no desenvolvimento das crianças”, avalia. Sheila acrescenta: “este livro vai ser uma resposta à comunidade, porque um dos objetivos é trazer resultados para atuar na prevenção desse desmame precoce”.

Na avaliação do professor Henrique da Hora, orientador e co-autor no projeto, foram explorados diversos aspectos do desmame em um único trabalho. Ele destaca também a importância desta publicação para o campus Bom Jesus do Itabapoana: “o interesse da editora no livro, que será disponibilizado também em formato digital, consolida o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos como um polo de pesquisa e extensão”.

Aluna egressa do CTA dedicou-se ao estudo do desmame precoce em Bom Jesus do Itabapoana-RJ.

"Aprendi muitas coisas novas, é bom saber que outras pessoas
também poderão descobrir estas informações", declara Izabela.

(Comunicação Social do campus Bom Jesus do Itabapoana)