CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Câmara dos Deputados

Parlamento Jovem Brasileiro inscreve estudantes até dia 31 de maio

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 23/05/2019 12h30, última modificação 23/05/2019 13h37
Aluno do IFF Bom Jesus participou do programa em 2018: “Foi a melhor experiência da minha vida”.
Marcos Antônio Boechat

Estudante do Campus Bom Jesus participou da edição de 2018.

Imagina só: 78 estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio de todo o Brasil, reunidos na Câmara dos Deputados, diplomados como deputados jovens e empossados em uma sessão solene realizada no Plenário Ulysses Guimarães. Investidos de um mandato legislativo de uma semana, formam uma mesa diretora própria e também comissões temáticas. Discutem e votam projetos sobre os mais variados assuntos. Mostram suas ideias e convivem com a diversidade de opiniões. Conhecem um pouco de cada canto do país por meio dos mais diversos sotaques e vivenciam alguns desafios da democracia, da representação e da política. Isso é o Parlamento Jovem Brasileiro”, descreve o estudante Marcos Antônio Boechat, do terceiro ano do curso técnico em Química do IFF Bom Jesus, que participou do PJB em 2018.

Os interessados em participar do programa neste ano têm até o dia 31 de maio para fazer a inscrição. Podem se candidatar estudantes do ensino médio, regularmente matriculados em escolas públicas ou particulares, que tenham entre 13 e 22 anos até 31/12/2019. Para se inscrever, o candidato deve elaborar um projeto de lei, preencher a ficha de inscrição disponível no site do PJB e anexar os documentos exigidos pelo processo. O procedimento pode ser feito online ou pelos Correios. Todas as informações sobre o programa e o passo a passo para submeter a inscrição estão disponíveis no Guia PJB 2019.

Os alunos selecionados passarão uma semana vivenciando o trabalho de um deputado federal, elaborando projetos de lei e debatendo temas relevantes para o país na Câmara dos Deputados. As despesas são custeadas pelo programa, incluindo passagens aéreas, traslados, alimentação, hospedagem, atendimento médico e odontológico emergenciais. A Jornada Parlamentar dos Deputados Jovens 2019 acontecerá entre os dias 22 e 27 de setembro, em Brasília.

PJB - A proposta da iniciativa é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre como se organiza a democracia representativa no Brasil, assim como a importância da participação e do controle social. Proporciona, ainda, a oportunidade de aperfeiçoar habilidades de domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, entre outros.

Eu vou sempre aconselhar a participação no programa, porque foi a melhor experiência da minha vida, eu tive oportunidades únicas, que eu jamais poderia bancar, mas que me foram dadas”, incentiva Marcos Antônio.

Marcos Antônio Boechat

Projeto submetido por Marcos Antônio dispõe sobre a criação de um fundo de financiamento especial para
jovem empreendedor urbano e do campo que se adequem a critérios estabelecidos.