CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Professora do IFF Bom Jesus apresenta pesquisa em congresso na França

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 10/07/2019 11h28, última modificação 10/07/2019 14h27
Doutoranda da Universidade de São Paulo, Sarah pesquisa a escrita literária no Ensino Médio.
Congresso

Evento foi ministrado em Francês.

A professora Sarah Vervloet, do Instituto Federal Fluminense Camppus Bom Jesus, participou do 20° Encontro Internacional de Pesquisadores em Didática da Literatura, realizado entre os dias 12 e 14 de junho na Université Rennes 2, na França. O trabalho apresentado abordou temática relacionada a memoriais de leitura literária na graduação de Letras e faz parte dos estudos do grupo de pesquisa “Linguagens na Educação”, integrado por Sarah em seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), onde pesquisa a escrita literária no ensino médio.

O congresso discute as questões mais atuais e urgentes ao ensino de literatura na escola e fazer parte disso é um privilégio, porque as barreiras para chegar lá são diversas, seja a língua, a distância, os recursos, etc. Por isso, aproveitei o quanto pude para estudar, pesquisar e me dedicar às questões relativas ao ensino brasileiro e espero contribuir ainda mais como professora e como pesquisadora de doutorado”, conta Sarah. Segundo ela, o fim do evento representa apenas o início de pesquisas e aprofundamentos futuros. “Trouxe bastante fonte para me debruçar, ler e escrever. Sem dúvida, viajar e entrar em contato com outros olhares transforma a nossa maneira de levar essas discussões adiante”, conclui.

Acompanhada de sua orientadora, Neide Luzia de Rezende (USP) e da professora Gabriela Rodella (UFSB), Sarah apresentou dados da pesquisa desenvolvida pelo grupo na Faculdade de Educação da USP, coordenado pelas docentes.

Pesquisadoras brasileiras na França
O congresso também contou com a participação de outras pesquisadoras brasileiras.