CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Horticultura

Professores apresentam trabalhos em evento científico realizado em Portugal

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 06/11/2017 10h30, última modificação 06/11/2017 10h54
Artigos são relacionados a projetos e trabalhos desenvolvidos no IFFluminense Campus Bom Jesus sobre frutas e hortaliças.
Sheila, Hilton e Ligia

Professores do curso técnico em Alimentos e do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Os professores Hilton Galvão, Sheila Abrahão e Ligia Portugal participaram, entre os dias 1º e 4 de novembro, do 1º Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura (CLBHort 2017), realizado em Lisboa, Portugal. Eles apresentaram, ao todo, cinco artigos completos, relacionados a projetos de pesquisas desenvolvidos no IFFluminense Campus Bom Jesus com o apoio de órgãos de fomento, como CNPq e Faperj, e a trabalhos de conclusão de curso do bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

“Inovação ao Serviço dos Negócios” foi o tema do evento, que reuniu pesquisadores, técnicos e empresários dos diferentes ramos da Horticultura de Portugal, Brasil e países de língua oficial portuguesa. Além da apresentação de trabalhos, a programação ofereceu workshops, mesas redondas, visitas técnicas e palestras, com o objetivo de promover a cooperação técnico-científica entre empresários e cientistas, utilizando as novas tecnologias de informação para melhorar o desempenho da indústria hortícola dos países envolvidos e aumentar a competitividade em nível internacional.

Para Hilton Galvão, participar do evento foi importante não apenas pela apresentação dos trabalhos desenvolvidos no Campus Bom Jesus, mas também pela oportunidade de conhecer novas informações e tecnologias relacionadas à cadeia produtiva de frutas e hortaliças no mundo. “Aproveitamos este conhecimento para ser compartilhado, seja em nossas aulas para os alunos, seja pela pesquisa e extensão que desenvolvemos para o arranjo produtivo local”, avalia.

O CLBHort 2017 é uma organização da Associação Portuguesa de Horticultura (APH) em parceria com a Associação Brasileira de Horticultura, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA – Lisboa), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo e outras instituições relevantes  Portuguesas e Brasileiras. Tem apoio de empresas públicas e privadas ligadas a ambos os países.