CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Identidade

Professores do IFF participam de elaboração do relatório antropológico de comunidade quilombola

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 03/10/2017 12h00, última modificação 03/10/2017 12h31
Alunos e professores da UENF, UFF, UFRJ e membros da comunidade também compõem o grupo.
Reunião aconteceu em Quissamã

Próxima reunião para elaboração do plano de trabalho já está prevista.

A Casa de Artes da Comunidade Quilombola da Fazenda Machadinha, localizada em Quissamã-RJ, recebeu o grupo responsável pela criação do plano de trabalho que conduzirá a elaboração do Relatório Antropológico daquela comunidade. “Este relatório faz parte de uma série de documentos de suma importância para que os remanescentes de quilombos obtenham o título da terra e, assim, tenham acesso a políticas públicas”, explica a professora do Campus Bom Jesus Janaína Ribeiro. O Relatório Antropológico faz uma caracterização histórica, econômica, agronômica, ambiental e Sociocultural da comunidade.

A próxima reunião acontecerá no dia 21 de outubro e contará com a presença de antropólogas da equipe técnica que apresentará a metodologia para realização do trabalho. A equipe é formada por professores do IFF e da UENF, por meio de um termo de cooperação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo o professor Rogério Ribeiro, do Campus Quissamã, a sugestão de elaboração do documento foi feita ao Incra pela comunidade e instituições parceiras. O objetivo é concluir o documento até o final de 2018.