CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Exatas

Projetos do IFF Bom Jesus são premiados na XIX Jornada Científica Jovens Talentos

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 17/12/2018 12h00, última modificação 17/12/2018 12h53
Outros três projetos do IFFluminense se destacaram entre as premiações.
Primeiro lugar

Ao todo, nove trabalhos foram premiados no evento. Cinco premiações foram para o Instituto Federal Fluminense.

Dois projetos desenvolvidos no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana foram premiados na 19º edição da Jornada Científica Jovens Talentos, realizada no dia 27 de novembro no IFF Bom Jesus. Os projetos “Dinâmicas de escalonamento por reversão múltipla de arestas”, orientado pelo professor Fabrício Barros, e “Modelagem de competição interespecífica com base no modelo Lotka-Volterra”, orientado pelo professor Rodrigo Lacerda, garantiram o primeiro e segundo lugares, respectivamente, na área de exatas.

Os trabalhos apresentados foram agrupados em três áreas: humanas, exatas e biológicas. Os três melhores trabalhos de cada área foram premiados. Além dos projetos do Campus Bom Jesus, os campi Guarus, Macaé e Cambuci também se destacaram nas premiações. Bolsistas e orientadores de escolas e instituições de ensino das regiões norte e noroeste fluminense participaram do evento, que é parte do Programa Jovens Talentos de Pré-Iniciação Científica, promovido pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para estudantes de nível fundamental, médio e técnico das escolas públicas estaduais e federais do estado do Rio de Janeiro.

Em nosso trabalho, os alunos propõem o uso de um algoritmo de escalonamento distribuído para minimizar o uso de água no manejo de irrigação em áreas de plantio com diferentes composições de solo”, explica o professor Fabrício. Para desenvolver a pesquisa, os bolsistas Daniel Portes e Laysa Fontoura, do curso técnico em Informática, estudaram assuntos como microcontroladores, sensores, atuadores, programação, redes sem fio e escalonamento por reversão múltipla de arestas, aplicando os conhecimentos à agricultura de precisão.

O trabalho orientado pelo professor Rodrigo Lacerda é da área de física computacional e se dedica ao estudo das equações de Lotka-Volterra, que são frequentemente utilizadas para descrever as dinâmicas de sistemas biológicos em que duas espécies interagem, sendo uma como presa e outra como predadora. Os estudantes do curso técnico em Informática Luan Crisóstomo, Maria Eduarda Delatorre, Maria Luiza Defante e Rodrigo José Satolo são os bolsistas do projeto. O modelo tem sido utilizado inclusive em pesquisas de cura para o câncer.

Confira a lista de premiados na XIX Jornada Científica Jovens Talentos:

Humanas

1. O regionalismo no contemporâneo: identidade e memória em romance de Maria Alice Barroso (Miracema)
  2. O ensino de história da Grécia e Roma Antigas na Educação Básica (IFF Campus Macaé)
  3. Da origem ao desaparecimento dos Muxuangos da Ilha da Convivência (UENF)

Exatas

1. Dinâmicas de Escalonamento por Reversão Múltipla de Arestas Aplicadas ao Manejo de Irrigação (IFF Campus Bom Jesus)
  2. Modelagem de competição interespecífica com base no modelo Lotka–Volterra (IFF Campus Bom Jesus)
  3. Desenvolvimento de micro-estações meteorológicas para identificação e monitoramento de microclimas. (IFF Campus Guarus)

Biológicas

1. Enriquecimento biológico de substrato para a produção de mudas do tomateiro (Solanum lycopersicum) (IFF Campus Cambuci)
  2. Construção de diferentes saberes na anemia falciforme em uma perspectiva da ciência e da arte (Miracema)
  3. Repercussões nas condições sociais, ambientais, econômicas e de saúde na comunidade das casas populares de Miracema-RJ (Miracema)

Mais fotos do evento estão disponíveis na página do IFF Bom Jesus no Facebook.