CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Extensão

Rede Sabores & Saúde é inaugurada com entrega de alimentos agroecológicos à comunidade

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 06/07/2018 12h00, última modificação 06/07/2018 12h46
Rede permite compra de produtos livres de agrotóxicos diretamente com produtores da região, por meio de encomendas online.
Rede Sabores & Saúde

Produtores receberam capacitação para cultivo de frutas, verduras e legumes livres de agrotóxicos.

A Rede Sabores & Saúde deu início às atividades de atendimento à comunidade na última quarta-feira, dia 04 de julho, em um evento que marcou a primeira entrega de encomendas e a inauguração do espaço que será utilizado pelo projeto. Coordenada pelo professor Eduardo Moreira, a rede é composta por oito associações e traz a proposta de promover um espaço de trocas de conhecimentos, trabalho, tecnologias e esperanças entre os pequenos agricultores da região, além de oferecer produtos agroecológicos aos consumidores, que efetivam as compras previamente por meio eletrônico.

Os interessados em adquirir frutas, verduras e legumes por meio da rede devem se cadastrar por meio do site do projeto. Uma vez cadastrados, recebem periodicamente por e-mail as planilhas com todos os produtos ofertados e respectivos preços, para que preencham as quantidades que desejam receber. A entrega é feita na “Casa do Laguinho” em dia agendado previamente, quando também é feito o pagamento. No momento da retirada dos seus produtos nessa quarta-feira os consumidores puderam conhecer os agricultores que os produziram, trocar ideias, tirar dúvidas e fazer sugestões, construindo assim uma outra relação de comércio, baseada no protagonismo e numa relação dialógica de todos os envolvidos”, relata o coordenador, para quem a iniciativa aponta na direção da construção de um mercado mais humanizado e justo.

Só no Campus Bom Jesus já são 83 servidores cadastrados na rede. A professora Roberta Matta de Araújo é uma das que participaram da primeira compra, buscando qualidade de vida para a família. “No mercado encontramos produtos orgânicos, mas a diferença de preços para os demais produtos é muito grande. O que encontramos aqui é oferecido a preços acessíveis, além da comodidade de comprarmos de casa”. Ela destaca ainda a importância da parceria para os agricultores locais, já que a escola possui tradição agrícola e conhecimentos que poderão agregar valor à produção.

Rede Sabores e Saúde

Os professores Roberta Matta e Eduardo Moreira

Atualmente, 26 famílias de agricultores dos municípios de Apiacá (ES) e Bom Jesus do Itabapoana (RJ) compõem a rede e, futuramente, a ideia é integrar também representantes dos municípios de Calçado e Bom Jesus do Norte (ES). Os agricultores passaram por processos de formação oferecidos pelo Instituto Federal Fluminense e participam de projetos de extensão e ensino em parceria com o Campus Bom Jesus. Dois cursos foram oferecidos ao grupo até o momento, sendo um de Piscicultura e outro de Agroecologia aplicada à agricultura familiar. Está em andamento também uma capacitação de Formação Inicial Continuada em Cafeicultura.

Mais informações sobre a Rede Sabores & Saúde podem ser obtidas pelo site https://produtosagroecologicossaboresesaude.webnode.com/ ou pelo e-mail saboresaude.bomjesus@iff.edu.br.