CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Resíduos de acerola e lactossoro são utilizados na produção de biscoitos

por Dayanne Vieira Maia publicado 12/12/2015 11h21, última modificação 12/12/2015 11h21
Projeto de pesquisa do campus Bom Jesus utiliza resíduos de acerola e lactossoro para produção de biscoitos com menor teor de gordura e maior quantidade de fibras.

O projeto “Aproveitamento tecnológico de resíduos de acerola e lactossoro na elaboração de biscoitos” está sendo desenvolvido desde 2014 pela professora do Curso Superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) e coordenadora do Curso Técnico em Alimentos, Kátia Yuri Kawase, junto com os alunos do CTA Samira Máximo (bolsista), Krystal Cardoso e Lucas Martins (voluntários).

A professora Kátia Yuri diz que o lactossoro, resíduo derivado do processamento de queijos, é rico em minerais e também contém proteínas. “O lactossoro possui baixo teor de gordura e é um ingrediente amaciador dos biscoitos, podendo substituir o leite e a margarina”, explica Kátia.

Já as cascas e sementes de acerola, ricas em fibras e provenientes do processamento da polpa da fruta, são transformadas em farinha e utilizadas na produção de biscoitos. “Substituímos 10% da farinha de trigo usada na confecção dos biscoitos pela farinha de resíduos de acerola, o que representa um ganho significativo de fibras no alimento”, conta a professora.

O projeto de pesquisa foi premiado recentemente na I Mostra Científica do campus Bom Jesus, realizada nos dias 03 e 04 de dezembro, na categoria Ciência de Alimentos.

Bolsistas do projeto de elaboração de biscoitos

Os alunos Lucas Soares, Krystal Cardoso e Samira Máximo, durante premiação