CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Volta às aulas

Semana de Integração encerra atividades de boas vindas aos estudantes do IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 10/02/2020 16h50, última modificação 10/02/2020 17h40
O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, ministrou a aula magna dos cursos superiores, dando início ao evento.
Semana de Integração dos cursos superiores do IFF Bom Jesus

"Precisamos colocar à disposição da sociedade toda inteligência, todos os recursos que essa instituição dispõe", afirmou o reitor durante a aula magna.

O ano letivo começou com inquietações para os acadêmicos dos cursos superiores do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Mercado de trabalho, avanço tecnológico, informatização, robotização, problemas sociais, econômicos, políticos, ambientais, desafios do futuro. Foram variados temas abordados durante a Aula Magna ministrada pelo reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, na abertura da Semana de Integração dos cursos superiores do IFF Bom Jesus, realizada na última quarta-feira, dia 05 de fevereiro.

"O brilho da humanidade é o brilho da coletividade", destacou o reitor Jefferson Manhães de Azevedo.

Contrariando as expectativas para o primeiro dia de aula, uma pequena angústia foi o sentimento despertado nos estudantes, convidados a repensar as relações interpessoais, profissionais e até com a tecnologia, que vem sendo modificadas ao longo dos anos. “O objetivo da palestra é justamente instigar, angustiar. Mas uma angústia que movimenta, que nos faz compreender que os desafios que estão postos para a humanidade são enormes e que não é no passado que vamos buscar soluções; é enfrentando as questões do futuro com criatividade, compromisso, percebendo-nos como parte de um grande projeto neste planeta”, explicou o reitor. Para ele, o trabalho colaborativo é o caminho para superar tais desafios, que incluem questões amplas como o aquecimento global, a concentração de renda, o impacto da tecnologia no mundo do trabalho, a migração, entre outros.

A programação da Semana de Integração seguiu até sexta-feira, com discussões sobre temas diversos: organização, inovação, saúde emocional, relacionamento, motivação, pesquisa. Tatiana Figueiredo, 36 anos, graduanda do terceiro período do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, destacou a palestra da professora Ligia Rebello. “Ela falou sobre autoconfiança e isso é muito importante na vida acadêmica. Disse que 'ser alguém na vida' é ter a possibilidade de escolher quais valores são os mais adequados para guiar a nossa vida”, lembra.O estudante Luan Crisóstomo Pinto, 17 anos, concluiu o curso técnico integrado em Informática no IFF Bom Jesus em 2019 e agora é calouro do curso superior em Engenharia da Computação. Segundo ele, a palestra foi de grande ajuda. “Como o reitor havia dito, ao final não nos restou dúvidas, mas uma angústia que nos fez querer saber mais e seguir em frente. Como a palestra foi no primeiro dia de aula, já nos alertou sobre o que podemos e devemos fazer. Não basta termos diploma e títulos, temos que ser bons no que fazemos”.

O professor Fabricio Barros, coordenador do curso superior em Engenharia da Computação, demonstrou grande orgulho pela realização do evento e agradeceu a todos que colaboraram para a criação do mais novo curso do IFF Bom Jesus. “Ninguém faz nada sozinho. Essa força só aconteceu porque houve apoio e sou muito grato a todos os professores e técnico-administrativos em educação que tanto ajudaram nesse desafio”, disse. Antecipou, ainda, que já sonha com a formatura da primeira turma: “quero ter a honra de estar aqui e entregar os primeiros diplomas do futuros engenheiros da computação”.

O coordenador do CTA, professor Alcides de Oliveira, também falou aos estudantes recepcionados durante a Semana de Integração. “Queremos alunos envolvidos com pesquisa, extensão. Temos muita vontade que vocês deem certo e lutaremos por isso”, incentivou. O diretor-geral do Campus Bom Jesus, professor Carlos Freitas, enfatizou a importância de aproveitarem as oportunidades oferecidas pela instituição. “Que vocês sejam apaixonados pela escola. Lutem para que seja um espaço democrático e inclusivo”, concluiu.