CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Economia solidária

Servidores, integrantes do projeto Nutriarte e MPA conhecem projeto da UFES em Alegre-ES

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 09/08/2017 16h30, última modificação 10/08/2017 13h57
Intercâmbio de experiências foi marcante para os participantes da visita.
Visita a projeto da UFES

Projeto é coordenado pelo professor Haloysio Miguel de Siqueira (UFES), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegre (SITRUA)e o Incaper.

Conhecer a atuação do projeto “Promovendo a Comercialização Solidária dos Agricultores Familiares de Alegre”, mantido pela Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegre (SITRUA) e a Incaper, foi o que levou a Alegre-ES um grupo de servidores do Campus Bom Jesus, integrantes do projeto Nutriarte e produtores rurais ligados ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Eles participam do projeto “Produção e Distribuição de Cestas Solidárias: Um Projeto para Geração de Renda, Acesso/construção de Mercados Solidários e de Capacitação Continuada de Representantes da Agricultura Familiar da Região Sul/ES”, coordenado pelo professor Eduardo Moreira, responsável pela visita.

O projeto visitado almeja a construção de um comércio justo, de relações sociais mais conscientes e um respeito maior à natureza a partir da ação democrática dos envolvidos. O encontro foi considerado pelo professor um importante marco para as instituições envolvidas, pois possibilitou um intercâmbio de experiências e saberes pelo compartilhamento de histórias de vida, além do estreitamento de laços que poderão resultar em importantes parcerias futuras.

Uma das iniciativas planejadas é a construção e consolidação de projetos em Educação do Campo, que já vêm sendo discutidos no Campus Bom Jesus. Entre as ações implementadas nesse sentido, Eduardo destaca a participação de representantes do campus nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural de Bom Jesus do Itabapoana e de Apiacá; a celebração de termos de cooperação técnica entre o IFF e o MPA e entre o IFF e a Aproenf; a construção coletiva de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e a presença de membros da comunidade interna do Campus Bom Jesus na coordenação Regional do MPA. Outra ação é a realização de eventos com o objetivo de apresentar aos estudantes e servidores a realidade camponesa da região, como uma palestra realizada em março de 2017, com representantes do MPA, do Movimentos do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de Associações Rurais Locais, e do Incaper.

A finalidade da elaboração e execução destes projetos baseados no aprofundamento dos princípios da Educação do Campos em nossa escola visam a inserção social, o desenvolvimento de relações diferentes de se pensar os intercâmbios comerciais e os saberes sociais e culturais entre todos os envolvidos, configurando-se numa ferramenta de transformação da realidade de todos os que dele participam”, explica Eduardo.

MPA – Em julho deste ano, Eduardo Moreira e a aluna Izabela Azevedo representaram o Campus Bom Jesus em um encontro do Núcleo de Base do MPA Regional Sul – ES, em Apiacá. “Os Núcleos de Base são as instâncias deliberativas diretamente ligadas ao cotidiano das associações e cooperativas de pequenos agricultores, onde são tomadas decisões relativas às demandas da categoria. Tem como principal propósito o fortalecimento do coletivo como meio de conquista de melhores condições de vida a partir do fortalecimento da agricultura familiar”, esclarece o professor.

A proximidade do Campus Bom Jesus com os pequenos agricultores também vem promovendo capacitação e aperfeiçoamento do grupo. Cerca de 20 membros do MPA e de associações rurais locais participaram, em maio, do curso de extensão “Cestas de Produtos Orgânicos: Uma alternativa rentável de escoamento de produção”, ministrado pelo consultor em viabilidade econômica, plano de gestão e inserção mercadológica de projetos de empreendimentos agroindustriais, Ricardo Scaléa, no Campus Itaperuna. Na ocasião, docentes e estudantes o IFF Bom Jesus também estiveram presentes e puderam aprender sobre a possibilidade de articular uma rede de produção e comercialização de produtos agroecológicos, abrangendo a região do noroeste Fluminense e sul do Espírito Santo.