CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Futuro

Servidores participam de palestra ministrada pelo reitor do IFF, Jefferson de Azevedo

por Erika Fonseca de Azevedo Vieira publicado 09/04/2019 11h55, última modificação 09/04/2019 12h52
“Os desafios da constituição de uma educação para o convívio e o diálogo na era digital” foi o tema abordado.
O reitor, Jefferson Manhães de Azevedo

Servidores prestigiaram o evento e participaram das discussões.

Refletir sobre o futuro do mercado de trabalho e os desafios da educação diante do avanço tecnológico presenciado pelas diversas áreas de atuação profissional foi a proposta do reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, durante a palestra ministrada aos servidores do Campus Bom Jesus na tarde da última quarta-feira, dia 03 de abril. A previsão é que todas as unidades do IFF receberão o evento para dialogar sobre o assunto.

Para Jefferson, é necessário preparar os ambientes de aprendizagem para formar e desenvolver os talentos dos jovens, com o objetivo de tornar o futuro algo melhor do que o presente. “Estou fazendo esse percurso em nossas unidades para refletir junto com elas esse grande desafio: como sintonizar o nosso projeto educativo, construindo um ambiente capaz de formar pessoas competentes não só para se adequarem às exigências do futuro, mas para fazerem do futuro um lugar melhor para todos”, explica.

Os presentes tiveram a oportunidade de contribuir com experiências e pontos de vista sobre os assuntos levantados. A professora Thaís Almeida considera positiva a iniciativa e reconhece a necessidade de capacitação dos educadores para atender às novas gerações, diante do cenário globalizado e de rápido avanço tecnológico. “Esses estudantes têm outra relação com o mundo, percebem o mundo de outra forma. A maneira de educar precisa acompanhar essas mudanças, se quisermos envolver os nossos alunos e prepará-los de forma adequada para encarar o mundo do trabalho e as novas relações sociais que se estabelecem”, pondera.

Assistente em administração da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Eliane Valinho considera que a discussão foi igualmente relevante para servidores dos setores administrativos. “Foi-nos apresentada uma visão bem atualizada do assunto. Sabemos que a tecnologia está avançando rapidamente e precisamos nos adequar. Nas atividades profissionais da DGP, por exemplo, lidamos diariamente com diversos tipos de documentos, dos quais grande parte já está inserida em sistemas eletrônicos”, analisa, destacando a implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciada em agosto de 2017 no IFFluminense.