CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Estágio: Curso Técnico em Agropecuária

Informações sobre atividades de estágio do curso técnico em Agropecuária.

O Estágio Curricular Supervisionado do Curso Técnico em Agropecuária é uma complementação didático-pedagógica cujo objetivo é articular a formação ministrada no curso com a prática profissional, de forma a qualificar o futuro técnico agropecuário para o desempenho competente e ético das tarefas específicas de sua profissão. O estágio curricular supervisionado como um dos instrumentos de prática profissional no Curso Técnico em Agropecuária tem 150 horas, distribuídas entre o 2º e o 3º ano/módulo escolar do referido curso. Norteia-se pelos preceitos da Lei nº 11.788/08 e é realizado segundo a Regulamentação de Estágio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. 

A Atividade de Estágio do curso Técnico em Agropecuária do campus Bom Jesus do Itabapoana visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, promovendo:

  1. O relacionamento dos conteúdos e contextos, para dar significado ao aprendizado;
  2. A integração à vivência e à prática profissional ao longo do curso;
  3.  A aprendizagem social, profissional e cultural para o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho;
  4.  A participação em situações reais de vida e de trabalho em seu meio;
  5. O conhecimento do ambiente profissional;
  6.  Condições necessárias à formação do aluno no âmbito profissional e a familiarização com a área de interesse de atuação do futuro profissional.

É permitido ao aluno realizar até 50% da carga horária de estágio curricular supervisionado em empresas conveniadas com o IFFluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, utilizando os tempos livres e as férias escolares.

Os alunos poderão concluir a carga horária do estágio curricular supervisionado após o término do terceiro ano/módulo em prazo semelhante ao tempo total regulamentar do Curso Técnico em Agropecuária ao qual o aluno está matriculado, de acordo com o tempo de integralização previsto no Projeto Pedagógico do Curso.


Documentos importantes

Estágio Curricular Supervisionado do Curso Técnico em Agropecuária

Minuta das Normativas que Regem as  disciplinas Práticas Agropecuárias