CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Arborização urbana: Relevância e benefícios no planejamento de cidades

Coordenador: Daniel Coelho Ferreira

Resumo: A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados não só à melhoria da qualidade do ar como também, no conforto térmico e ambiental, na diminuição da poluição sonora e visual e auxilia na conservação de um ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, é de extrema importância haver um bom planejamento para a adaptação das espécies a serem escolhidas e inseridas na cidade, evitando problemas e prejuízos envolvendo a infraestrutura urbana, como por exemplo, rede elétrica, passeios (calçadas), rede de água e esgoto, dentre outros. Dito isto, o presente estudo tem como objeto de análise avaliar a arborização urbana e promover ações de melhorias sobre o tema na cidade de Bom Jesus do Itabapoana – RJ, divulgando os benefícios que um projeto de arborização urbana pode trazer à cidade, ao meio ambiente e à sua população. O projeto terá como área piloto o campus do IFF Bom Jesus, que terá um plano de arborização e servirá como modelo a ser implantado em outros locais. Posteriormente, o projeto será aplicado na cidade, iniciando-se pelo entorno do Campus Bom Jesus, buscando atingir outros bairros e regiões. Espera-se que esse projeto aplicado sirva de modelo inspirador a ser seguido por outras cidades vizinhas e pela região do Vale do Itabapoana.