CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Comitê de Ética

Comitê de Ética para análise de atividades de Pesquisa.
  1. Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do IFFluminense: Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPs) são colegiados que atuam em instituições que realizam estudos, envolvendo seres humanos, com o propósito de garantir que sejam realizados de acordo com os princípios da ética e de proteger os participantes, por meio da ponderação dos riscos e benefícios da pesquisa, de forma a evitar ou reduzir ao máximos os possíveis danos.
    O CEP é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. Os CEPs devem ainda, garantir a qualidade das pesquisas e permitir a reflexão sobre sua importâncias social, auxiliando, também, no desenvolvimento das instituições de pesquisa.
  2. Comissão de Ética no uso de animais do IFFluminense: A Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto Federal Fluminense (CEUA-IFFluminense) é um órgão colegiado autônomo, multidisciplinar, de caráter deliberativo e educativo que tem por finalidade analisar e qualificar, do ponto de vista ético, de acordo com a legislação vigente, todos os planos de ensino e/ou projetos que envolvam o uso de animais no Instituto Federal Fluminense e instituições conveniadas, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.
    Foi instituída pela portaria nº 221, de 28 de maio de 2014, sendo formada por quatro representantes docentes, um representante discente e um representante da Associação de Proteção dos Animais, com o objetivo de atender às exigências legais do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) no que diz respeito ao uso ético dos animais dentro da instituição.
  3. Plataforma Brasil: A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário - possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.
  4. Como submeter um projeto