CAMPUS CABO FRIO

CURSOS DO CAMPUS CABO FRIO

CURSOS TÉCNICOS

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Nessa forma de oferta, os alunos cursam a formação técnica integrada ao Ensino Médio, no IFFluminense. 

Requisito da seleção: Ter concluído o Ensino Fundamental.

hospedagem2.jpg

Atua na recepção e governança em meios de hospedagem. Executa atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes, serviços de andares, comercial critérios de qualidade na prestação de serviços, presta suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação.

Petroleo2.jpg

Sem abertura de novas turmas

Opera e controla máquinas e equipamentos na produção de petróleo e gás natural. Auxilia e atua na programação, planejamento e execução da manutenção de máquinas e equipamentos. Determina propriedades e grandezas dimensionais de rochas, fluidos e materiais para a indústria do petróleo e gás natural. Auxilia no controle dos efeitos ambientais das operações efetuadas.

Quimica2.jpg

Atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.

Cursos Técnicos Concomitantes

Nessa forma de oferta, a formação técnica é feita no IFF e o Ensino Médio é cursado em outra instituição.

Requisito da seleção: Estar cursando o Ensino Médio.

Cozinha2.jpg

Atua na organização da cozinha, na seleção e no preparo da matéria-prima. Participa da elaboração e organização dos pratos do cardápio. Executa cortes e métodos de cozimento, utilizando as práticas de manipulação de alimentos. Opera e mantém equipamentos e maquinário de cozinha. Armazena diferentes tipos de gêneros alimentícios, controla estoque, consumo e custos.

Eletromecanica2.jpg

Atua no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade ambiental. Exerce atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais, além de projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico.

eventos2.jpg

Auxilia e atua na prospecção, no planejamento, na organização, na coordenação e na execução dos serviços de apoio técnico e logístico de eventos e cerimoniais, utilizando o protocolo e etiqueta formal. Realiza procedimentos administrativos e operacionais relativos a eventos. Recepciona e promove serviços de eventos. Planeja e participa da confecção de ornamentos decorativos. Coordena o armazenamento e manuseio de gêneros alimentícios servidos em eventos.

Quimica2.jpg

Sem abertura de novas turmas

Atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Cursos de Bacharelado

Esses cursos conferem ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional.

Requisito da seleção: Ter concluído o ensino médio

Engenharia-Mecanica.jpg

O Engenheiro Mecânico é um profissional com uma formação multidisciplinar baseada nas áreas de construção mecânica, processos de fabricação e instalações mecânicas, além de conhecimentos sólidos nas áreas básicas tais como física e matemática. Além da capacidade técnica este profissional é capaz de gerir recursos técnicos, humanos, energéticos atendendo às demandas da sociedade, sempre levando em consideração as implicações econômicas, legais, sociais, ecológicas e éticas envolvidas nos projetos de engenharia possuindo capacidade crítica e criativa que o permite profissional em engenharia mecânica buscar soluções inovadoras e o aprendizado contínuo.

Cursos de Licenciatura

Os Cursos de Licenciatura têm como objetivo formar profissionais aptos a atuar no magistério da educação básica.

Requisito da seleção: Ter concluído o ensino médio

Biologia2.jpg

É capacitado a atuar na Educação Básica e apto à continuidade da vida acadêmica através de ingresso em programas de pós-graduação. Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo. Preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

Fisica2.jpg

O Licenciado em Física, ou Físico, é um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, é capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e sempre está preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Ocupa-se com a formação e disseminação do saber da Física nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins, além de poder coordenar atividades de popularização da Física. É capaz de planejar e confeccionar material didático para ensino-aprendizagem da Física, como livros didáticos, CDs, vídeos, programas de computadores, etc.

Quimica-Licenciatura.jpg

O Licenciado em Química, ou Químico, pode dedicar-se à pesquisa acadêmica, que visa a geração de novos conhecimentos, materiais didáticos e metodologias. Pode também, atuar em ensaios e pesquisas em geral, pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos, análise química e físico-química, químico-biológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade. Além disso, pode atuar na direção, supervisão, programação, coordenação, orientação, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, vistoria e elaboração de pareceres das atividades mencionadas.

Cursos de Tecnologia

Essa forma de oferta tem como característica o estudo aprofundado de uma determinada área.

Requisito da seleção: Ter concluído o ensino médio

Gastronomia.jpg

O curso é estruturado em semestres/períodos que permitem uma certificação intermediária para a rápida inclusão do discente no mercado de trabalho, proporcionando uma integração melhor entre teoria e prática. O primeiro e segundo semestres visam desenvolver no estudante as competências relacionadas com habilidades básicas em gastronomia. No final do segundo semestre o discente receberá a certificação referente a Habilidade Básicas em Gastronomia. No terceiro semestre serão desenvolvidas as competências com foco no setor de alimentos e bebidas, especialmente no setor de sala e bar, possibilitando a emissão de um certificado de Assistente de Serviços de Sala e Bar. Atendendo a demanda local de crescimento do setor de eventos em meios de hospedagem o quarto semestre trabalhará as competências pertinentes à formação de um Assistente de Eventos, que será a terceira certificação emitida no curso. Ao final do quinto semestre será conferido o diploma de Tecnólogo em Gastronomia.

Hotelaria2.jpg

O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria estará habilitado a planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades ligadas ao setor de Hospedagem. Seus conhecimentos tecnológicos advindos das competências adquiridas permitem: exercer julgamento da melhor solução em avaliação de riscos; propor modelos de gestão inovadores; subsidiar a implantação de projetos de melhoria contínua, proceder estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial de empreendimentos; participar de estudos ligados ao mercado turístico e administrar pequenos e médios empreendimentos hoteleiros com meios para a obtenção de eficácia. Sua preparação para atuação no mercado está voltada para a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social.

PÓS GRADUAÇÃO

Lato Sensu

São direcionados à atuação profissional especializada e atualização de conhecimentos dos graduados no nível superior: bacharéis, licenciados ou tecnólogos. 

Requisito da seleção: Ter concluído a graduação.

Capa pós.jpeg

O Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais visa qualificar profissionais das redes pública e particular de ensino, ligados à área de ensino de Ciências Naturais (Biologia, Física, Química e Ciências), propiciando o aprofundamento e a atualização em nível teórico e metodológico para o desempenho de suas práticas pedagógicas.