CAMPUS CABO FRIO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Cabo Frio > Cursos > Licenciaturas > Licenciatura em Biologia

Licenciatura em Biologia

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 05/11/2015 14h24, última modificação 24/09/2018 14h12
Veja aqui o perfil, a matriz curricular e a ementa da Licenciatura em Biologia.

Topo Curso de Licenciatura Biologia

Ingresso

Anual, através de vestibular, Sisu, transferência de cursos ou áreas afins e ingresso de portadores de diploma de curso superior.

Regime:

semestral

Modalidade:

Presencial
Requisito:

Destinado a candidatos com ensino médio completo.

Estrutura do curso:

A Área Básica de Ingresso (ABI) de “Ciências da Natureza” possibilita ao aluno optar, após o terceiro período, entre os curso de Licenciatura em Biologia ou Licenciatura em Física ou Licenciatura em Química. Ao ingressar o aluno cursará nos três primeiros períodos uma matriz curricular comum contendo disciplinas da área pedagógica, propedêutica e de ciências da natureza e suas tecnologias. A partir do quarto período a matriz curricular torna-se distinta para cada curso.

Perfil do profissional:

 O Licenciado em Biologia é um profissional generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade. Detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclui o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem. É capacitado a atuar na Educação Básica e apto à continuidade da vida acadêmica através de ingresso em programas de pós-graduação. Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida. Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais. Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional. Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo. Preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

Veja a Matriz Curricular e fluxograma.

Veja o Projeto Pedagógico.

Veja a Ementa.

Grade de Matérias e Horários