CAMPUS CABO FRIO

Notícias

Formação

Alunas do Campus Cabo Frio participam do Campeonato Mundial de Debate em Língua Portuguesa

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 09/05/2018 17h11, última modificação 15/05/2018 12h50
As estudantes do Campus Cabo Frio viajaram até Portugal para participar do Campeonato.
As alunas Lara Hodos e Yres Santiago durante o debate

   As estudantes do Clube de Debates IFFluminense, Yres Santiago, Rebeca Liareno e Lara Hodos, acompanhadas da professora de Língua Portuguesa, Maria de Fátima Valentim, representaram o IFFluminense no Campeonato Mundial de Debate em Língua Portuguesa, em Cascais, Portugal.

    A Sociedade de Debate da Universidade de Lisboa - SDUL, promotora do evento, convidou as estudantes, em virtude de o Campus Cabo Frio abrigar um projeto – Clube de Debates (CDD) – já em execução há quatro anos, cujo objetivo é promover o pensamento crítico entre os estudantes. Uma das participantes, a aluna Lara Hodos, explicou que o convite foi realizado por um membro da organização do SDUL, que havia assistido a um vídeo na página do CDD, no YouTube. “Quando enviaram o convite, não acreditamos que participaríamos de evento tão importante! Ainda mais por ser um evento para alunos de nível universitário.”, recorda Lara.

    O Clube de Debates aceitou o desafio. Na impossibilidade da participação de todos os membros, o CDD realizou uma votação e foram escolhidas três representantes. Com o apoio da Direção do campus e da Reitoria do IFFluminense, as estudantes viajaram até Cascais, em Portugal, onde ficaram entre os dias 25 e 29 de abril, período em que o campeonato aconteceu. A aluna Yres Santiago destacou que, além de ser o único grupo de estudantes do nível médio no evento, também foi a única equipe a receber apoio institucional para a viagem. “Os outros participantes ficaram surpresos em saber que a Instituição investiu na gente, na viagem, na nossa participação. Isso nos deixou extremamente felizes porque fomos valorizadas, além de o IFFluminense ter confiado na nossa capacidade.”, ressalta Yres.

     A SDUL utiliza um modelo de debate parlamentar – baseado no parlamento inglês - e aborda diversos assuntos, debatidos alternadamente. Durante as rodadas, duas equipes se enfrentam argumentando sobre um tema determinado. As estudantes relataram que tinham 15 minutos para avaliar o tema e estruturar o argumento em favor ou contra. Posteriormente, jurados avaliavam os melhores argumentos, indicando a equipe vencedora. Apesar de a equipe não ter conseguido ir às “semifinais”, o desempenho das estudantes foi elogiado pelos organizadores do debate. “Após a rodada, podíamos perguntar ao jurado em que havíamos errado, e fomos elogiadas em nosso desempenho, pois ele entendeu que, no segundo dia do evento, já estávamos mais ambientadas e nosso desempenho foi melhor. Já saímos vencedoras naquele momento.”, relata Yres.

     Para a professora Maria de Fátima, foi uma experiência muito rica em vários sentidos. Segundo ela, as estudantes enfrentaram o desafio com muita maturidade, já que estavam debatendo com pessoas de países distintos, com realidades e assuntos diversos. “Quando vi essas meninas de 16, 17 e 18 anos num desafio desse tamanho, fiquei muito emocionada e me senti legitimada como profissional. Foi muito gratificante porque pude perceber o perfil dos alunos formados pelo IFFluminense. Minha alegria foi infinita em perceber a dimensão e importância dessa Instituição e do nosso trabalho.”, diz Fátima.

    A estudante Rebeca Liareno destacou a importância da participação no Campeonato Mundial de Debates para o crescimento pessoal: “Esse legado não tem preço. Conhecemos novas pessoas, convivemos num lugar diferente, foi maravilhoso! Espero que a escola continue investindo e acreditando nos alunos, pois só quando acreditamos na educação e investimos nela é que entendemos a importância de uma escola pública de qualidade.” 

    O diretor do Campus Cabo Frio, Victor Saraiva, ressalta que a comunidade acadêmica está muito orgulhosa da participação e do resultado do CDD obtido no campeonato. Destaca que o projeto (CDD) é muito relevante para desenvolver nos alunos o interesse pela vida e pelas questões da sociedade. “Isso contribui com a formação para a participação democrática e a construção da cidadania desses jovens.”, conclui Victor.

   O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães, também parabeniza as alunas e destaca que ações como essa empoderam, ampliam os horizontes e desenvolvem as habilidades comunicativas dos estudantes. “É dever da Instituição dar oportunidade, criar ambiente e ações educativas para desenvolver talentos e competência em nossos estudantes.”, explica Jefferson. 

   A Sociedade de Debate da Universidade de Lisboa - SDUL 

    É uma organização de estudantes centrada na promoção do debate competitivo na Universidade de Lisboa. Com este foco, a SDUL dinamiza atividades várias vezes por semana, em vários pontos, agregando mais de 500 sócios. Essa foi a primeira edição do Campeonato Mundial de Debate em Língua Portuguesa, com o objetivo de unir os estudantes lusófonos por meio de suas ideias, do poder da argumentação e espírito crítico.

    Saiba mais: www.sdul.pt           

  O Clube de Debates do Campus Cabo Frio - CDD

  O Clube de Debates do Campus Cabo Frio promove torneios, todos os anos, desde que foi fundado pelos professores Bruno Aragão, de Língua Portuguesa, e Henrique Selani, de Física, inicialmente desenvolvido como “atividade integradora” para criar uma interdisciplinaridade entre conteúdos.

 Durante os quatro anos de existência, a atividade foi aprimorada e o CDD começou a promover debates entre estudantes de outros campi do IFFluminense. Atualmente o CDD tem a participação de alunos dos cursos técnicos integrados e é coordenado pelo professor Vinícius Teixeira. 

  Agradecimentos

   O IFFluminense parabeniza as alunas e agradece aos professores Maria de Fátima Valentim e Luã Monteiro pelo acompanhamento e apoio durante a participação no Campeonato. E aos professores Henrique Selani, Bruno Aragão e Vinícius Teixeira pelo empenho, dedicação e desenvolvimento do projeto.