CAMPUS CABO FRIO

Pós-graduação

Alunos do mestrado em engenharia ambiental realizam visita técnica ao módulo de avaliação fotovoltaica

por Comunicação Social campus Cabo Frio publicado 13/04/2017 16h08, última modificação 13/04/2017 16h09
Alunos do mestrado em engenharia ambiental do IFluminense visitaram a mini usina fotovoltaica no Campus Cabo Frio.
modulosolar1.jpg

Os alunos do mestrado em engenharia ambiental e professores da instituição realizaram uma visita técnica ao módulo de avaliação (MA) fotovoltaica no Campus Cabo Frio.  Num primeiro momento, o professor Victor Saraiva realizou uma palestra para apresentar as tecnologias que constituem o MA fotovoltaica e os projetos e pesquisas que estão sendo desenvolvidos dentro da área de eficiência energética. Posteriormente, os pesquisadores foram apresentados à estrutura do módulo.

A partir da utilização de sete tipos de tecnologias , o MA objetiva identificar qual dos módulos é mais eficiente na obtenção do rendimento de geração fotovoltaica. Os módulos também têm a capacidade para medir a temperatura, chuvas, direção e velocidade do vento,  para posteriormente, analisar o desempenho de cada painel.

Para o diretor do campus, Victor Saraiva, é muito significativo o apoio da Pró-reitoria de pesquisa e inovação ao projeto de desenvolvimento de pesquisas na área de energias renováveis. "Os estudos relativos ao MA fotovoltaico é uma ação integrada, com representantes de vários campi: Macaé, Guarus, Cabo Frio e o Pólo de inovação, para desenvolver pesquisas que irão contribuir na diminuição de custos com energia, além de diminuir o passivo ambiental," ressalta.

O módulo de avaliação (MA) fotovoltaica foi instalado no Campus Cabo Frio, a partir de uma parceria com a empresa Enel Brasil, e foi o quarto dos oito existentes no Brasil, inaugurado ano passado.