CAMPUS CABO FRIO

Notícias

Vestibular

Campus Cabo Frio oferece curso superior em engenharia mecânica

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 21/08/2018 19h49, última modificação 10/10/2023 12h50
O novo curso de engenharia mecânica oferece 40 vagas e as inscrições ficam abertas até o dia 28 de setembro.
vemproiff.jpeg

   O Campus Cabo Frio tem uma novidade neste vestibular 2019: o curso superior em engenharia mecânica, que será o  único curso gratuito da área oferecido na Região dos Lagos.  

  O engenheiro mecânico atua em praticamente todos os ramos da indústria: petróleo e gás, automotiva, aeronáutica, siderúrgica, metal mecânica e alimentícia, por exemplo. No entanto, na região de abrangência do campus, devido a uma característica regional, a área em que existem mais oportunidades é a de petróleo e gás. 

  O perfil do egresso é de um profissional com ampla formação, capaz de desenvolver atividades de gerenciamento, concepção, projeto, construção e manutenção de máquinas, e sistemas mecânicos, como, por exemplo, motores, veículos e sistemas termodinâmicos. Além disso, devido à sólida formação em ciências básicas e engenharia, atuará no desenvolvimento de novas tecnologias.

   Segundo o coordenador do curso, Ítalo Tomaz,  com uma formação generalista e a presença da engenharia mecânica em praticamente todos os ramos da indústria, o egresso terá bastante oportunidade de emprego, inclusive na Região dos Lagos, já que, muitas indústrias contratam profissionais de outras localidades.  

    O diretor de ensino do campus, Renato Cerqueira, ressalta que a implantação do curso de engenharia mecânica tem como objetivo atender a demanda da região, além de atender a proposta de verticalização do ensino nos Institutos Federais. "O intuito é que, futuramente, possamos ampliar a oferta de outros cursos de engenharia, ampliando as vagas  para os cursos superiores.", diz Renato.

     Atualmente, os cursos superiores oferecidos no campus são: tecnólogo em hotelaria e gastronomia, licenciatura em física, química e biologia.  

   As inscrições para o vestibular estão abertas até o dia 28 de setembro, e os interessados podem obter todas as informações aqui no edital. Mais informações no site: www.selecoes.iff.edu.br