CAMPUS CABO FRIO

Notícias

Vestibular

Campus Cabo Frio oferece curso superior tecnólogo em gastronomia

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 21/09/2017 12h43, última modificação 10/10/2023 12h32
O novo curso de tecnólogo em gastronomia oferece 30 vagas e está com inscrições abertas até o dia 16 de outubro.
900x600_Gastronomia.jpg

   O Campus Cabo Frio tem uma novidade neste vestibular 2018: o curso superior tecnólogo em gastronomia. O curso é o único gratuito oferecido no Estado do Rio de Janeiro, e tem como objetivo qualificar profissionais na área de alimentos e bebidas, além de gerar mão de obra qualificada para impulsionar o turismo na região.

  O perfil do profissional desta área tem que ser dinâmico e apresentar domínio da química dos alimentos. Ter criatividade e atenção à qualidade são requisitos essenciais. Segundo a coordenadora do curso, Prof. DSc. Adriana Slongo, ao contrário do que muitos pensam, o curso não só ensina a cozinhar. "O profissional desta área será capacitado para planejar e gerenciar estabelecimentos, além de ter responsabilidade com a segurança alimentar e  percepção da cultura de diversos países.", ressalta Adriana.

   As áreas de atuação também são múltiplas, já que o tecnólogo em gastronomia é responsável em conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias, entendendo as diferentes fases dos serviços de alimentação. Ele terá qualificação para atuar em setores relacionados a área de alimentos e bebidas como: empresas de hospedagem, restaurantes, refeições transportadas, cafés, bares e empórios. Tudo isso com inovação e responsabilidade social.

    O diretor de ensino do campus, Renato Cerqueira, explica que o curso de  tecnólogo  tem como característica o estudo aprofundado de uma determinada área, por isso, os cursos têm uma carga horária menor em relação aos cursos de bacharelado e licenciatura, tendo a duração média de três anos. "No caso do curso de gastronomia, a duração é de dois anos e meio, em período integral, geralmente tarde/noite,  e o ingresso é realizado pelo vestibular. São 30 vagas direcionadas para candidatos que tenham ensino médio completo.", lembra Renato.

     No eixo de hospitalidade e lazer, o campus ainda oferece os cursos de tecnólogo em hotelaria (nível superior),  técnico em cozinha  e em eventos (para quem está cursando ou já concluiu o ensino médio) e hospedagem (integrado com o ensino médio).

     As inscrições estão abertas até o dia 16 de outubro e todas as informações estão aqui no edital. Mais informações no telefone do Campus Cabo Frio: (22) 26459500