CAMPUS CABO FRIO

Pesquisa e extensão

Campus Cabo Frio promove I Semana Acadêmica do curso técnico em química

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 10/10/2017 17h59, última modificação 11/10/2017 12h19
A SEMAQUIFF foi organizada por professores e alunos do curso técnico em química e será um evento anual.
Os professores do curso de química e o presidente do CRQ-III, Rafael Almada (ao centro)

Professores e alunos do curso técnico em química promoveram, no mês de setembro, a I Semana Acadêmica do Curso Técnico em Química – SEMAQUIFF. Durante três dias, alunos do curso técnico e da licenciatura participaram de palestra e minicursos voltados para a área de química.

A SEMAQUIFF é um projeto de extensão com o objetivo de aproximar os alunos do ambiente empresarial para conhecer os procedimentos e vertentes que envolvem a área.  A partir dessa orientação, o evento foi estruturado para proporcionar ao aluno uma amplo entendimento sobre o mercado de trabalho.  Dessa forma, as palestras foram conduzidas com temas para auxiliarem os alunos nos momentos de elaboração de currículos, para se candidatarem a uma vaga no mercado de trabalho e para participação em um processo seletivo.

Ampliando essa perspectiva, o presidente do Conselho Regional de Química 3ª Região – CRQ III, Rafael Almada, apresentou: “CRQ-III e as áreas de atuação de um Profissional do setor químico” e o engenheiro químico, Aurênio Ribeiro, da empresa regional Sal Cisne, que apresentou o tema: O sal e o seu controle de qualidade.

Os minicursos tiveram a presença de cerca de 100 alunos e foram ministrados pelos professores de química do campus, abrangendo diversas temáticas como: tratamento de resíduos de laboratório, biodiesel, fermentação de bebidas alcóolicas, etc.

O coordenador do curso técnico em química, Vagner Assis, explicou que esse tipo de atividade ajuda a percepção do aluno com relação ao mercado de trabalho porque apresenta a ele a gama de atuação do profissional técnico em química. “Lembro, também, a importância da presença do presidente do CRQ III na semana acadêmica, pois é necessário estreitar as relações com o Conselho para que as dúvidas em relação ao papel profissional do técnico sejam esclarecidas, e o órgão possa evidenciar que uma de suas funções é garantir que as vagas do mercado sejam direcionadas ao profissional capacitado.”, destaca Vagner.

O diretor do campus, Victor Saraiva, corrobora com o professor Vagner e ressalta que os esclarecimentos e orientações apresentados pelo presidente do Conselho contribuem na formação do aluno. "O curso técnico em química é profissionalizante, assim, essas informações são imprescindíveis  para o futuro profissional.", finaliza Victor.

O intuito é que a Semana ocorra todos os anos e contribua para incentivar e orientar os sobre o valor do curso técnico e empregabilidade, incentivando a permanência e uma formação mais completa e diversificada.