CAMPUS CABO FRIO

Clube de Debates

Clube de debates promove torneio entre turmas

por Comunicação Social campus Cabo Frio publicado 27/04/2016 13h00, última modificação 27/04/2016 14h25
clubedebebates16-1.jpg

O Clube de Debates, formado por alunos do campus Cabo Frio, com a orientação do professor Bruno Aragão, promoveu o primeiro torneio de debates do ano de 2016.  A atividade ocorreu entre as turmas dos primeiros períodos dos cursos de petróleo e gás e hospedagem. Foram três "desafios", com duas semifinais e a final, com enfrentamento entre as duas turmas vencedoras.

Dentro da proposta do debate a organização se dá da seguinte forma: escolhem o tema principal que, neste torneio foi "Participação política na sociedade contemporânea". Posteriormente os alunos se dividiram em dois grupos - contra e a favor - e debateram as seguintes proposições: "as distorções midiáticas ferem o pleno exercício da democracia" e o projeto de lei: "escola sem partido é uma vedação da liberdade de expressão?". Escolhidos os lados, os alunos realizaram pesquisas sobre os temas e trabalharam as questões de texto, entonação e ritmo do texto, para fazer a defesa dos temas e convencer os jurados de suas opiniões.

Nesse torneio, a turma 103 do curso de hospedagem foi a grande vencedora. Também houve premiação de melhor debatedor, para a aluna Natasha Carvalho - 102 de petróleo e gás e de melhor pesquisador - Isadora e Renata Fonseca, da 104 de petróleo e gás e 103 de hospedagem, respectivamente.

Segundo Bruno, o projeto agora terá um caráter extensionista com o intuito de difundir o Clube de Debates em outros campi e pelas escolas do município. O intuito é possibilitar o estudo e o aprimoramento das técnicas argumentativas e o exercício do pensamento lógico e crítico por meio da prática do gênero "debate regrado" acerca de temas de relevância social.

O Clube foi fundado em 2015 por alunos que participaram de uma atividade extra classe desenvolvida pelos professores Bruno Aragão, de Língua Portuguesa, e Henrique Selani, de Física, quando ambos pensaram  numa metodologia intitulada “Atividade Integradora” para criar uma interdisciplinaridade entre conteúdos.

registrado em: , ,