CAMPUS CABO FRIO

Equipe do Campus Cabo Frio é destaque em mostra nacional de foguetes

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 07/11/2018 17h32, última modificação 07/11/2018 17h32
Alunos do Campus Cabo Frio foram premiados durante a participação da mostra brasileira de foguetes - MOBFOG.
1_Fotos_900x600.jpg

A equipe formada por alunos do Campus Cabo Frio foi vice-campeã na Mostra Brasileira de Foguetes - MOBFOG,  evento ligado à Olimpíada Brasileira de Astronomia. Os alunos Jhuan Ribeiro, Jackson de Souza e Gilliade Gonçalves, do curso técnico em petróleo e gás, participaram do MOBFOG, em Barra do Piraí, onde competiram com equipes de escolas de todo o Brasil. O foguete desenvolvido pelos estudantes atingiu a marca de 70 metros de distância.

Com incentivo e coordenação do professor de física, Willian Santos, foi realizada uma primeira etapa (seletiva interna),  no próprio campus. Para conseguir a classificação, o "foguete", produzido com garrafa pet, precisava atingir a maior distância numa trajetória horizontal. Para isso, os estudantes aprenderam a raciocinar cientificamente, resolvendo os problemas na montagem e lançamento dos foguetes.

Para o professor William, a participação dos alunos na MOBFOG é uma grande conquista para todos. "Esse ano foi a segunda vez que montamos foguete. Os alunos se dedicaram muito para conseguir o alcance que possibilitou o convite para a participação na Mostra Nacional. Com certeza, com mais dedicação e pesquisa, futuramente, estaremos entre os melhores do Brasil. Agradeço aos colegas profissionais que nos ajudaram, a todos alunos que se envolveram e à Instituição pelo apoio que nos deram em todas as etapas dos lançamentos.", ressalta o professor.

A MOBFOG é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e tem o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e ciências afins,  além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.