CAMPUS CABO FRIO

Diretoria de Assuntos Estudantis promove ações educativas no campus

por Comunicação Social campus Cabo Frio publicado 21/06/2016 16h42, última modificação 21/06/2016 16h42
essa.jpg

A Diretoria de Assuntos Estudantis promoveu ações para mobilizar alunos e professores em atividades extracurriculares com objetivo de dinamizar o cotidiano do campus.

Na semana passada, a equipe do setor médico  realizou a I Gincana da Saúde  para conscientizar os alunos dos cursos técnicos integrados sobre a prevenção do vírus da Gripe Influenza - H1N1. O objetivo foi de disseminar informações sobre prevenção, sinais e sintomas, formas de contágio e tratamento da doença, através da criatividade, agilidade e dinamismo dos alunos, despertando, assim, o interesse pelos assuntos realizados à saúde e ao autocuidado.

Dessa forma, as técnicas em enfermagem, Leidy Daiana e Joilma Nogueira pensaram num jogo - baseado no programa de TV "Passa e Repassa" - onde na dinâmica do jogo, os erros resultam em uma "torta na cara". Cada turma formou uma equipe com cinco integrantes para participar do jogo, que estudaram sobre a doença para responder as questões desenvolvidas pela equipe. Posteriormente os alunos se reuniram na quadra, formaram torcidas e participaram da brincadeira que resultou em brindes, troféus e medalhas.

Segundo Leidy Daiana o resultado foi alcançado porque contribuiu, de forma lúdica, para que os alunos assimilassem as informações. "Fiquei muito contente porque a participação na gincana foi excelente, e eles realmente estudaram o conteúdo o que alcança o objetivo de ampliar o conhecimento e, consequentemente, a prevenção da doença," complementa Leidy.

Concomitantemente a gincana, foi realizada uma palestra intitulada: “Inclusão: um desafio” , ministrada pela assistente social do campus Macaé Eloísa Rodrigues dos Santos.  O intuito da palestra foi informar e sensibilizar os servidores e os futuros professores, estudantes das licenciaturas, acerca da questão da inclusão. A discussão cumpriu o seu papel provocando sentimentos que por muito tempo são compartilhados por professores e equipe técnica.

Segundo a diretora de Assuntos Estudantis, Rosiméri Rezende, com o aumento do número de estudantes  houve  também um aumento na demanda por atendimento e acompanhamento especiais, por isso o intuito de também  fortalecer o NAPNEE no campus.  "É de grande importância promover essas atividades para que o conhecimento se amplie de formas variadas", resume Rosi.

O objetivo da Diretoria é sempre estar em sintonia com estudantes e servidores apresentando propostas diferenciadas e atendendo a demandas específicas do setor médico, esporte e lazer, cultura e NAPNEE.